Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


domingo, 27 de fevereiro de 2011

O Falcão Maltês, Relíquia Macabra


O Falcão Maltês (The Maltese Falcon, EUA, 1941)
Direção: John Huston
Elenco: Humphrey Bogart, Mary Astor, Peter Lorre, Sidney Greenstreet
Duração: 100 minutos

http://www.imdb.com/title/tt0033870/

O filme O Falcão Maltês (1941) de John Huston é considerado o marco inicial do cinema noir. Huston seguiu fielmente o romance de Dashiell Hammet e reuniu um elenco que levaria Humphrey Bogart a ascensão como ator por sua atuação. As filmagens apresentam iluminação realista, cuidado meticuloso nos enquadramentos e ângulos da câmera, reflexo da pintura de Seurat e Toulouse-Lautrec que Huston apreciava e tomou por referência.

O que caracteriza O Falcão Maltês é o ritmo dos diálogos entre os personagens e a presença do protagonista frio, egoísta e cínico, revelando o anti-herói. A ambição pelo suposto falcão de ouro e brilhantes é o tema central que envolve personagens dúbios e inescrupulosos travando entre si diálogos cortantes para reaver o objeto desejado, mas a descoberta de tratar- se de um objeto de menor valor termina na frustração de uma luta em vão.


O estilo noir apresenta-se em todos os seus elementos, da ambientação realista e noturna, com fortes traços do expressionismo alemão (alto contraste nas cenas em interiores), a luz atravessando persianas, a femme fatale que atrai o detetive para agir em seu favor para protegê-la e auxiliá-la a alcançar seu objetivo. A dissimulação, hipocrisia e cinismo apresentam- se em toda a trama, elevando a cobiça acima dos valores morais.




Apesar de pesquisar muito, não encontrei um vídeo a altura desse clássico noir. O YouTube apresenta vários trechos de boa qualidade mas sem disponibilizar os vídeos para outros sites e blogs. Deixo apenas uma pequena menção para os que desconhecem a obra e recomendo fazer uma sessão pipoca e assistirem o filme na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário