Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


domingo, 13 de fevereiro de 2011

The Third Man (O terceiro homem)

(Third Man, The, 1949)
• Direção: Carol Reed
• Roteiro: Graham Greene (história / roteiro)
• Gênero: Policial/Suspense
• Origem: Reino Unido
• Duração: 104 minutos

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0041959/

A ideia inicial do blog é falar do noir americano - o que nem iniciei até o momento - mas creio que o cinema é algo que nos faz enveredar por vários caminhos e hoje me vejo com vontade de compartilhar com você, caro visitante, de um comentário sobre o filme de origem inglesa que assisti ontem. The Third Man é simplesmente fantástico. De 1949, direção de Carol Reed e filmado na Viena após a Segunda Guerra, inicia apresentando um panorama da glamourosa Viena destruída e em plena crise, com boa parte da população vivendo das transações no mercado negro.

A trama desenrola-se com a chegada de um escritor americano que chega falido para trabalhar com seu amigo Harry Lime (Orson Welles), mas descobre que este foi morto misteriosamente e inicia uma investigação descobrindo várias inconsistências nas explicações dos amigos de Harry.

É sem dúvida uma obra-prima do cinema noir, com uma fotografia espetacular, em especial as tomadas das ruas de Viena ou mesmo a perseguição nos esgotos. A voz em off descreve a situação em um ritmo acelerado, semelhante ao clima intenso do desenrolar do filme. A câmera apresenta-se muitas vezes na diagonal, colocando o espectador no desequilíbrio da situação. A trama é muito bem construída e mesmo o tema inicial que parece desconexo do que vemos geralmente nos filmes do gênero, parece identificar-se com a trapaça da trama e o personagem de Harry Lime.

Abaixo, alguns vídeos que selecionei para quem quer ter uma idea do filme, mas se você gosta mesmo de noir, alugue ou baixe o filme e experimente esta maravilha do cinema desde o início, sem perder a chance da surpresa. Espero que apreciem tanto quanto eu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário