Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O filme noir e o cinema da época: cenário de grandes contrastes


Fila de norte-americanos para a sopa do governo na época da Grande Depressão.

Para entender melhor porque o Noir seria uma resposta à condição social da Segunda Guerra e pós-guerra, é interessante analisar a posição do cinema desde o início até surgir o gênero em questão.

Encontramos nos primeiros anos do cinema (1890 a 1900) o preconceito quanto ao entretenimento de massa onde os atores temiam manchar sua reputação ao participar dessas produções e a burguesia só cria interesse na década de 30 quando o cinema torna-se o maior entretenimento público, passando a tratar-se de um meio de encontro social.

A sociedade americana depara-se com o crash da bolsa de 29, diminuindo as condições da população e consequente aumento da criminalidade urbana.

Hollywood encontra-se em sua era dourada e parece não sofrer com a situação vigente. Por meio dos glamourosos musicais, beneficiados pela nova técnica de som e o Star System que seleciona atores e lhes atribui nomes e comportamentos diante da sociedade, mantém o clima de otimismo e o sonho americano em contraste com as dificuldades econômicas e sociais em que vive a América.



Fred Astaire e Ginger Rogers

É nesse contexto que o filme B destaca-se como opção para as sessões duplas que a indústria cinematográfica oferece para atrair o retorno do público às salas de cinema, além de tratar-se de produções de baixo orçamento que permitia a profissionais da área possuir maior liberdade para experimentar estilos e técnicas.

A partir do Filme B surgem as produções mais tarde reconhecidas e denominadas Filme Noir. Com temática realista e baseada nos romances policiais, personagens ambíguos e individualistas, por meio de luz e sombras que caracteriza a fotografia, o filme Noir torna-se uma alternativa para abordar temas que questionam o way of life americano com criatividade e ousadia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário