Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sábado, 30 de março de 2013

Sessão pipoca: Blink - 1994



Blink - 1994
106 min - USA
Crime | Drama | Thriller
Diretor: Michael Apted
Estrelando: Madeleine Stowe, Aidan Quinn, Jame Remar

Emma é uma mulher que esteve cega por 20 anos, vítima de violência da própria mãe e mulher feita, vive por sua conta com um cão que a ajuda a caminhar e trabalha como violinista numa banda em casas noturnas.
Em uma intervenção cirúrgica, recupera parcialmente a visão - uma espécie de visão deformada e sob certa névoa -, tendo ainda surtos de memória quanto ao que vê, como se viesse à tona flashbacks do que vira antes.
Acontece que Emma, após uma noite chuvosa e cheia de álcool que ingeriu para suportar a noite e as dificuldades ainda vividas pelas dificuldades da visão, acorda ouvindo um barulho que a leva à porta do prédio onde mora, onde vê um vulto e supõe ser o vizinho ao lado, que diz a ele pra não se preocupar e voltar para seu apartamento.

Emma acorda mais tarde tem novos flashbacks que a aterrorizam e supõe que algo de errado ocorreu com o vizinho, levando-a à polícia para convencer o detetive John Hallstrom e seu parceiro Tom Ridgely a checarem o possível acontecimento, apesar de duvidarem de seu depoimento. Mas quando os policiais finalmente chegam ao local, encontram o homem morto, com o mesmo modus operandi de uma série de assassinatos que Hallstrom e Ridgely já estão investigando há algum tempo.
Durante as investigações, ainda há dúvidas sobre o que Emma pode ter visto devido às falhas de visão e memória, e esta ainda revive todo o tempo a imagem da mãe batendo seu rosto contra o espelho quando criança, por brincar com suas maquiagens, fato que a levou à cegueira.

Emma passará então a correr perigo, pois é a única que pode identificar o assassino, e começa a perseguição, período que John Hallstrom ficará encarregado de sua proteção, surgindo uma relação amorosa entre ambos.
Alguns detalhes do filme que podemos relacionar com o noir começa da fotografia contrastante numa luz mais sombria, mesmo nas cenas diurnas. O filme cria um clima constante de tensão e delírio, em especial na personagem de Emma, quer nos flashbacks que criam suas incertezas, as visões distorcidas da visão parcial e ainda a pressão quanto o assassinato. São detalhes que criam insegurança na personagem que tenta convencer aos outros e a si mesma a respeito dos fatos, como se tivesse medo se estar a beira da loucura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário