Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


domingo, 10 de fevereiro de 2013

Cornered - 1945

Cornered - 1945
102 min - EUA
Drama | Filme Noir | Thriller
Diretor: Edward Dmytryk
Estrelando: Dick Powell, Walter Slezak, Micheline Cheirel




Este filme noir que teve direção em parceria de Dmytryk e Powell, está situado no fim da Segunda Guerra envolto no sentimento de desilusão e ainda assombrado pelo nazismo.

No final da Segunda Guerra, o piloto canadense Lawrence Gerard é liberado do cativeiro e em seu retorno recebe a notícia da morte de sua esposa por conspiradores nazistas, tendo Marcel Jarnac como o responsável pela execução, porém já morto segundo informações pelas autoridades.

Começa aí a desconfiança e uma caçada em busca da verdade por Lawrence, levando-o à Argentina e Suíça onde encontrará claros resquícios do nazismo ainda vivo e um jogo de intrigas marcado pela corrupção e ganância que fazem o herói colocar-se em perigo constante em busca dos fatos sem preocupar-se com sua própria vida, pois no momento ele só pensa em vingança.

A esposa do "falecido" Jarnac, interpretada pela melancólica Micheline, será um dos pontos altos da trama, onde Lawrence, desconfiado de suas informações, a seguirá a fim de desvendar suas dúvidas.

O foco claro do filme é mostrar grupos fugidos da Europa em diversas partes do mundo que mantém o ideal do nazismo e arquitetam planos para seu retorno e retomada do poder.

O clima do filme é bastante sombrio e enigmático com uma bela fotografia, mas parece haver um excesso de seriedade nas atuações e falta um pouco de movimento que estimule os acontecimentos, o que talvez comprometa no quesito entretenimento, fazendo-o um tanto desmotivador.

A crítica em alguns casos recebeu bem o filme, como o crítico Bosley Crowther que elogia o filme e diz tratar-se de "um entretenimento satisfatório".
Já o Guia de Cinema Clássico chama o filme de uma "bagunça em sua revisão, com um enredo confuso".

Fontes:
http://www.imdb.com/title/tt0037615/
http://en.wikipedia.org/wiki/Cornered_(film)
http://www.youtube.com/watch?v=3pIhdImiNrE

Nenhum comentário:

Postar um comentário