Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


domingo, 10 de março de 2013

The Canary Murder Case - 1929

Este filme eu nem precisei pesquisar, mas foi um presente no dia de hoje e indicação do YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=NeHivLZsafM&feature=em-subs_digest-vrecs).

Ofereço aos que sempre nos visitam para apreciar comigo em versão completa.



The Canary Murder Case - 1929
82 min - Germany
Crime | Drama | Mistério
Diretor: Malcolm St. Clair
Estrelando: William Powell, Jean Arthur, James Hall, Louise Brooks

http://www.imdb.com/title/tt0019745/

Sinopse: a bela "showgirl" conhecida como "Canário" é uma cantora de boate. Chantagem é seu jogo o que a leva à morte. Todos os suspeitos a conheciam e por ela foram usados, tendo bons motivos para vê-la morta. A única testemunha do crime foi eliminada e somente o detetive Philo Vance (personagem de 4 romances de S.S. Van Dine)  seria capaz de descobrir quem é o assassino.

Este filme teve o roteiro escrito por Willard Huntington Wright, S. Albert Le Vino e Ryverson Florença, baseado no romande de SS Van Dine.



Um fato curioso durante as filmegens, segundo texto na Wikipedia, foi a recusa de Books em retornar da Alemanha para os EUA a fim de dublar os diálogos na versão de som da Paramout Pictures, mesmo após ser ameaçada de nunca mais trabalhar em Hollywood novamente, ao que ela respondeu sem rodeios: "Quem quer trabalhar em Hollywood?".
O resultado foi que a Paramount teve de contratar a atriz Margaret Livinsgston para a dublagem e re-filmar algumas cenas de perfil ou de costas, gerando um bom gasto extra para a produtora. (http://en.wikipedia.org/wiki/The_Canary_Murder_Case_(film)).

O que vale ressaltar é a beleza do Expressionismo alemão nas belas luzes e sombras, a geometria precisa e angulações nos planos de cenas e as sombras projetadas junto aos personagens, dando ênfase no ar teatral e dramático, confundindo-se às vezes com arte pictórica e cinematográfica.










Nenhum comentário:

Postar um comentário