Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sábado, 10 de março de 2012

Framed, 1947

Framed
82 min - Estados Unidos
Crime, Filme Noir, Drama
Dietor: Richard Wallace
Estrelando: Gleen Ford, Janis Carter, Barry Sullivan


http://www.imdb.com/title/tt0039396/


Um roupão de banho, uma chave de roda, um frasco de veneno ... elementos interessantes para compor um thriller, além dos arquétipos da femme fatale e o fracassado engenheiro de minas agarrando-se a uma chance de sair do fundo do poço para alcançar algum sucesso diante de uma fase ruim que parece perseguí-lo já a algum tempo.


Mike Lambert (Gleen Ford), um engenheiro desempregado que pilota um caminhão desgovernado pela falha dos freios, causando alvoroço e danos em uma pequena cidade, mal tem tempo de recompor-se com um drinque no La Paloma Cafe, onde conhece a bela loira Paula Craig (Janis Carter) servindo-lhe a bebida, pois a polícia vem cobrar-lhe a confusão levando-lhe à prisão e ao tribunal.
A bela jovem parece ser seu "anjo" salvador, pois paga a fiança evitando sua prisão, porém trata-se de uma trama ardilosa preparada por Paula e seu namorado Stephen, que pretendem roubar um banco e envolver o desavisado Mike como o autor do crime.


Paula comete ainda o assassinato do namorado para ficar com todo o dinheiro e quer convencer Mike de sua culpa no caso e que os dois devem fugir juntos.


Mike está a beira de aceitar o sedutor convite até descobrir que seu amigo está sendo envolvido no caso como o assassino de Stephen e resolve descobrir a verdade.


O personagem de Gleen Ford parece repetir sua face sempre séria, apenas com seus sorrisos sutis ao canto da boca, parecendo inocente demais em certas situações (Seu personagem lembra bastante o interpretado em Gilda, em especial pelo ar mal humorado em boa parte do filme). Ele é o herói hesitante que não se sabe bem qual sua escolha entre a indiferença ou o mal, apesar da amizade com Edgar que fará a diferença e lhe dará alguma sanidade em certo ponto do filme. 


A personagem Paula parece ser sofisticada demais para uma garçonete de um reles café em uma pequena cidade, mas Richard Wallace conduz a trama de forma razoável e convincente, com filmagem predominante escura em boa parte das cenas, com tomadas noturnas em ângulos e fotografia muito bem cuidades e interessantes por Burnett Guffey. Wallace discute o destino e a questão entre as aparências e a realidade, essas questões que intrigam e assolam a mente dos amantes e produtores do noir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário