Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Beware, My Lovely - 1952

Beware, My Lovely - 1952
77 min - USA
Drama | Filme Noir
Diretor: Harry Horner
Estrelando: Ida Lupino, Robert Ryan e Taylor Holmes

http://www.imdb.com/title/tt0044417/

Ida Lupino é uma viúva que contrata Robert Ryan para lhe servir, mas se arrepende ao perceber que trata-se de um psicopata que, apesar de parecer uma pessoa normal, tem ataques de loucura seguidos de amnésia. Drama noir cheio de suspense e tensão do início ao fim.

Natal de 1918, no final da Primeira Guerra Mundial. Howard Wilton é um trabalhador  que um dia encontra seu patrão morto no chão de um armário, morte causada por estrangulamento em um de seus apagões mentais. Em pânico, entra em um trem de carga, onde conhece a viúva Helen Gordon (Ida Lupino), que o vê como um homem normal, não suspeitando a ameaça que estava levando para casa a fim de colocá-lo a fazer serviços gerais em sua casa.

Após uma repreensão da patroa, Howard vive um conflito mental entre raiva e atitude defensiva, até que perde a cabeça, cortando as linhas do telefone, bloqueando as portas a fim de tornar a patroa uma prisioneira em sua própria casa. É quando Helen percebe o problema e resolve fazer o jogo de Howard a fim de libertar-se.
Ao tentar enganá-lo quanto a um quarto alugado, Howard começa a ameacá-la de morte e a tensão aumenta, até que um reparador da linha telefônica surge e pode ser seu salvador, trazendo a polícia para levar o já inconsciente homem fora de seu lar.


Beware, My Lovely é muito bem dirigido por Harry Horner, usando uma grande variedade de 
ângulos extremos, closes que criam uma sensação de claustrofobia e aprisionamento. 

Há uma cena surpreendente onde o olhar assustado de Ida Lupino em direção aos enfeites de Natal que refletem Howard aproximando-se em sua direção. Destaque ainda para a brilhante atuação de Ryan, talvez seu melhor papel como o insano Howard.




4 comentários:

  1. coleciono filmes noir e seu blog - uma surpresa boa -renderá boas leituras

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adoro Ida Lupino em High Sierra!! Este filme é mais um para minha lista.
    Ah, à propósito, comprei O Segredo da Porta Fechada depois de ter lido seu post! Já o tinha visto no TC Cult, mas já tem um tempo. Agora o filme está aqui!!!

    ResponderExcluir
  3. Ida Lupino é muito expressiva e sem dúvida, uma das grandes atrizes da época.
    Ah, está fazendo uma coleção particular com bons filmes, hein! Muito bom. Espero publicar outros que estimulem mais buscas interessantes. Abraço. ;D

    ResponderExcluir