Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sábado, 23 de junho de 2012

To Kill a Dead Man - Portishead



Curta-Metragem: To Kill a Dead Man
10:32 Min - 1994
Ideia original e música: Portishead.
Fotografia e Direção: Alexander Hemming.
Estrelando: Geoff Barrow, Tim Bishop, Beth Gibbons, Dave McDonald, Richard Newell, Adrian Utley



A banda de Trip-Hop Portishead realizou seu primeiro trabalho musical mas não exatamente um disco, e sim o curta-metragem To Kill a Dead Man.

É sobre um assassinato em que a intriga e mistério envolvem os protagonistas. 



Filmado em preto e branco, é muito bem feito e tem seus pontos fortes: as cenas muito bem construídas, bela fotografia com atmosferas sombrias, o curta é mudo todo o tempo, voltado mais à linguagem cinematográfica, ressaltando a tensão e as expressões dos personagens.

Pelo que pude recolher de informações, o filme foi feito em 1991 e lançado em 94, o ano em que a banda lançou o Dummy, seu primeiro álbum. To Kill a Dead Man aparece então como um bônus no Roseland NYC Live DVD lançado em 2002.

Não diria que é uma obra-prima. Se fosse classificar com alguma influência noir, pensando nas 3 fases a que os críticos o colocam, diria que faz parte da terceira fase, onde a paranóia é o tema central a partir da cena do assasinato.


Pode ser preconceito de minha parte, mas certos experimentos ficam carregados de dramaticidade e esse minimalismo contemporâneo me parece perder em muito do glamour dos filmes dos anos de ouro do noir, mas é interessante conhecer o trabalho, além da música que parece ter encaixado muito bem com as cenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário