Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sábado, 10 de março de 2012

The Window - 1949

The Window - 1949
73 min - Estados Unidos
Drama - Filme Noir - Thriller
Diretor: Ted Tetzlaff
Estrelando: Bobby Driscoll, Barbara Hale, Arthur Kennedy


http://www.imdb.com/title/tt0042046/


Quem nunca ouviu dos pais que se você costuma inventar histórias, um dia, quando estiver em apuros ou dizendo a verdade, ninguém acreditará em você? Pois não é que nosso jovem protagonista de The Window, um menino de apenas 9 anos chamado Tommy Woodry, já tem a reputação de inventar histórias e após incomodar os pais o bastante ao ponto de receber a ordem de dormir mais cedo como punição, resolve ir para a escada de incêndio, movido pela noite quente do momento. É neste momento que sua vida tomará uma reviravolta, ao presenciar o assassinato de um marinheiro bêbado (Richard Benedict) pela janela dos vizinhos Paul Stewart e Roman, o que, mesmo com todas as tentativas de convencer os pais ou os policiais da veracidade do que viu, não será bem sucedido, ainda que o casal de assassinos resolvem encontrar uma maneira de silenciá-lo.
Este noir que foi um grande sucesso de bilheteria em 1949, premiando o grande desempenho com o Oscar do ator mirim  Bobby Driscoll. Baseado em uma história de Cornell Woolrich, o filme é um thriller em que as filmagens nas ruas em foco profundo nos levam a sensação de aprisionamento, entre os prédios da classe operária dos cortiços em Nova York, expressando um ambiente profundamente opressivo.

The Window apresenta uma visão assustadora de desamparo e frustração vivida pelo menino que sente-se ignorado pelos pais e os demais a sua volta.
Tetzlaff impõe o máximo de suspense ao filme, fazendo o espectador sentir a aflição do garoto, tornando sua infância um mundo de pesadelo diante da morte e da violência onde este não pode nem mesmo contar com o apoio dos pais ou dos vizinhos. O filme induz a excitação e ansiedade mostrando como Tommy tenta escapar de seu vizinho, que tem a intenção de assassiná-lo.

O casal de assassinos protagonizando figuras grosseiras, ávidos por melhorar suas condições de vida sem nenhuma moral ou consciência revelam uma bela empatia e atuação de Paul Stewart e Ruth Roman, como na cena em que estão em posse do menino em um táxi e este, ao provocar um alarme do motorista com seus gritos, estes não hesitam de forma violenta em silenciá-lo, independente de tratar-se de uma criança.


fotografia em ambiente escuro nos cortiços, intensifica o mal e a morte que parecem espreitar nas sombras, inclusive onde encontrarão o cadáver do assassinado, e onde o menino será perseguido e quase morto. Só pelas calçadas ruidosas e o cortiço com seus apartamentos sombrios já valem assistir a The Window. 



Em 73 minutos o filme é um thriller de suspense altamente tenso, captando a experiência de um menino na região pobre da Nova York dos anos 40 em pleno fracasso e desilusão social do pós-guerra.

4 comentários:

  1. Não é muito fácil de encontrar, mas sem dúvida é um bom filme e vale a busca. Veja e me conte suas impressões.

    ResponderExcluir
  2. este filme encontra-se disponível no site de torrents, the pirate bay.

    ResponderExcluir
  3. Sim, costumo usar o torrent para ver os filmes, mas creio que vc já deve ter percebido que não costumo mencionar tais detalhes neste blog por questões atuais óbvias de proibições e tal. ;D

    ResponderExcluir