Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Jeopardy - 1953

Vida contra Vida - Jeopardy
69 min - USA
Film-Noir | Thriller
John Sturges
Barbara Stanwyck, Barry Sullivan and Ralph Meeker

http://www.imdb.com/title/tt0045932/


A família Stilwins (Doug, Helen e o filho Bobby) sai em férias para uma praia isolada no México. O pequeno Bobby vai brincar numa parte do pier em más condições e tem dificuldade em retornar; o pai Doug Stilwin tenta ajudá-lo e fica com a perna presa após a queda de madeiras empilhadas, sem poder soltar-se, ficando entre estar preso e diante da maré que está prestes a subir.

Sua esposa Helen sai a procura de ajuda, ainda que desconheça a língua nativa, tendo assim maior dificuldade para expressar-se e conseguir que a entendam ou a ajudem.

Helen não conta porém com a aparição de um americano que a princípio vê como a saída para conseguir ajuda, mas trata-se de um criminoso - Meeker, um assassino maníaco egocêntrico que escapou da prisão - que a sequestra junto com o filho, dificultando seu intento. Ela tenta então convencê-lo de que o ajudará e até que está inclinada a ceder a algo mais íntimo - há uma cena que supostamente resultará em um momento sensual - mas tudo o que pretende é encontrar um meio de escapar em tempo de salvar o marido do afogamento.



Este thriller baseia-se no romance 'A Question of Time' de Maurice Zimm e apresenta algumas diferenças em relação aos padrões que costumamos encontrar no gênero, como os acontecimentos darem-se em plena luz do sol em plena praia deserta, exceto por uma cena noturna em Tijuana ; Barbara Stanwyck apresenta-se como a mulher recatada - já com seus 46 anos mas com ares de femme fatale quando da cena mencionada acima.

Com certeza, os pontos altos do filme são as cenas tensas e assustadoras em Baja e ainda, a bela atuação da dupla Stanwyck e Meeker.


Nenhum comentário:

Postar um comentário