Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sábado, 3 de dezembro de 2011

Imagens e Filme - Scarlet Street, 1945


Scarlet Street - 1945
103 min - EUA
Drama | Filme Noir
Diretor: Fritz Lang
Atores: Edward G. Robinson, Joan Bennett, Dan Duryea




Fritz Lang sabe como ninguém conduzir uma trama, enfatizando expressões, mostrando a ingenuidade de um homem de meia idade que numa noite inesperada, vê-se enamorado de uma bela mulher, ao acreditar protegê-la de um suposto assaltante numa noite escura, não suspeitando que acaba de cair em uma cilada que transformará sua vida. 


A menina mimada e inescrupulosa sem limites para atender às vontades de seu violento companheiro, é a femme fatale que irá explorar Christopher (Edward Robinson), um pintor amador e caixa de uma loja de roupas. Acreditando ser este um homem rico, é levada pelo namorado a criar um relacionamento com o homem casado porém infeliz, buscando estorquir-lhe a suposta fortuna.


Chris, cego de paixão por Kitty, aluga uma apartamento para ela vendo-o como estúdio para suas pinturas, estas roubadas e comercializadas em nome da amante sem seu conhecimento, até a descoberta de tratar-se de um sucesso nas galerias de arte. 
Mas a história não terá um final feliz. Furtos, desenganos, suborno e assassinato tomam conta de Chris ao ponto de não encontrar paz, vivendo em pensamentos atormentados pelas dificuldades e a lembrança de que a amada o enganou, levando-o a caminhos nunca antes pensados.


Scarlet Street foi baseado no romance francês La Chienne, que tornou-se filme pelas mãos de Jean Renoir em 1931, classificado como drama e não um noir, como o de Lang.


Segundo o crítico Dennis Schwartz, "Scarlet Street é um noir psicológico sombrio...com tendências de um criminoso não punido por seu crime. O personagem de Robinson é o homem comum influenciado por um casal inescrupuloso que aproveita sua vulnerabilidade, levando-o a uma estrada amoral, onde, em um momento de fraqueza, perde a cabeça e comete um assassinato. Sua imaginação já não pode salvá-lo de sua existência terrível, e sua queda completa ocorre quando da perda da realidade e dignidade." (http://en.wikipedia.org/wiki/Scarlet_Street).


O filme chegou a ser proibido em Nova York em 1946, considerado amoral e sua exposição tenderia a moral corrupta ou incitar ao crime e a proibição extendeu-se por outras cidades como Milwaukee e Atlanta.


Ainda assim, o filme é denso e reúne diversas características do noir, além do notável toque expressionista que só Lang poderia trabalhar com tamanha maestria.


Mais uma vez, vemos o homem casado que enamora-se por uma bela desconhecida e cede a seus encantos, fazendo-lhe todas as vontades, passando por cima de toda conduta antes respeitada; a mulher inescrupulosa, que buscando a vida fácil, age em direção a seus objetivos e o namorado malandro e articulador, buscando às suas custas e diante das oportunidades, fazer fortuna ilicitamente.


São as fragilidades e deslizes humanos revelados em diálogos bem trabalhados e cenas muito bem estruturadas e brilhantemente dirigidas por Fritz Lang. Trata-se de um filme memorável e que certamente agradará ao apreciador de mais um incrível noir.

Um comentário: