Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dick Tracy - Dos quadrinhos para as telas

Em 1931, nascia pelas mãos do cartunista Chester Gould a história de um detetive ágil, inteligente e difícil de ser baleado por grotescos vilões. Com tiras distribuídas pelo Chicago Tribune Syndicate, Gould permaneceu esccrevendo e desenhando o personagem até 1977.

O ambiente escolhido pelo desenhista é a Chicago dos anos 30, refletindo a violência urbana da época. Segundo a Wikipedia: " Gould procurava se manter atualizado, mostrando as mais recentes técnicas de combate ao crime, usava a ciência forense e uma aparelhagem eletrônica mesmo com os casos do detetive geralmente acabando em tiroteio. Nos anos 50 ele abordou temas como a corrupção, delinquência juvenil e a televisão."


Dick Tracy passou por adaptações ao longo de sua carreira. Na  década de 60 houve adaptações com aventuras na Lua, usando naves espaciais com propulsão magnética. Já em 70, volta a temas terrestres com Dick portando um bigode e cabelos mais longos, ainda que logo deixam de existir, mantendo as características anteriores.


Com um toque de temas de filme noir, "Gould reflete sobre como pequenos delitos levam a outros maiores. Os eventos se desenrolam sem controle e mostram como a vida pode ser imprevisível e cruel. As traições se sucedem nas histórias: capangas são mortos pelos empregadores, estes são traídos pelas namoradas e pessoas boas são mortas por estarem no lugar e hora errados."





Cada episódio era considerado um "Caso" para Tracy, e os vilões sempre foram os maiores apelos das tiras, como Big Boy, chefe de quadrilha e o primeiro vilão das tiras, responsável por matar os pais de Tess, a namorada de Dick Tracy; o deformado Selbert Depool; Shoulders, o espião nazista Pruneface e ainda, o vilão que se apresenta apenas uma voz sem corpo, conhecido por Mr. Intro.

Após 1977, Max Allan Collins e Rick Fletcher assumem a produção das tiras. A partir de 2006, Dick Locher  passa a assinar as tiras.

Tracy tornou-se menos cínico em relação ao sistema policial americano. Os equipamentos espaciais foram suprimidos, mantendo-se o rádio de pulso, transformado em computador em 1987.

Em 2006, segundo o blog HQ Maniacs.com, a IDW de San Diego preparou uma edição encadernada, sendo o primeiro volume com quase 500 tiras publicadas de 1931 a 1933, escritas e desenhadas por Chester Gould. (http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=8569)

No blog Quadrinho.com (http://quadrinho.com/index.php?option=com_content&view=article&id=182:processo-de-criacao-de-uma-tira-de-dick-tracy&catid=14:multimidia) há uma matéria do processo de criação dos quadrinhos de Dick Tracy, com direito a vídeo do YoutTube e ainda um link para acompanhar as tiras via internet no GoComics:

http://www.gocomics.com/dicktracy


A produção para o cinema chega em 1990, com direção e atuação como protagonista de Warren Beatty, acompanhado por nada menos que Madonna e al Pacino.




Dick Tracy - 1990
101 min - EUA
Diretor: Warren Beatty
Atores: Warren Beatty, Madonna e Al Pacino

Sinopse: O detective Dick Tracy, famoso no combate ao crime pela rapidez com foge às balas e a precisão com atira sobre os bandidos, é agora alvo de um plano que visa a sua eliminação. Em 1938, Big Boy Caprice, o rei do crime, arma uma cilada para incriminar o detetive Dick Tracy por assassinato. Kid, um garoto de rua que ele praticamente adotou, ajuda Tracy a tentar se livrar da acusação e ao mesmo tempo enfrentar os gangsters, que passam por uma luta interna pelo poder. Para atrapalhar a vida do herói e desviá-lo do cumprimento do dever, a sensual Breathless, cantora da boate Ritz e ligada aos criminosos, tenta seduzir Tracy, para desespero da namorada deste.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dick_Tracy

http://www.imdb.com/title/tt0099422/

http://www.adorocinema.com/filmes/dick-tracy/

http://www.gocomics.com/dicktracy

http://quadrinho.com/index.php?option=com_content&view=article&id=182:processo-de-criacao-de-uma-tira-de-dick-tracy&catid=14:multimidia

http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=8569

Nenhum comentário:

Postar um comentário