Cry of the City (1948) 95 min - USA Crime | Drama | Filme Noir Diretor: Robert Siodmak Elenco: Victor Mature, Richard Conte e Fred Clark |
Sinopse: Em Nova York, quando o policial assassino Martin Roma chega ao hospital gravemente ferido, o advogado WA Niles tenta sem sucesso convencê-lo a confessar o roubo de uma coleção de jóias e da morte do proprietário. Ao longo da noite, a namorada de Martin Teena Riconti o visita e Niles ameaça Martin dizendo que forçará Tenna a admitir um crime caso este não colabore como pedido anteriormente. Então Martin escapa do hospital a fim de proteger a namorada, enquanto o tenente Candella, velho amigo da família de Roma, investiga o caso e começa a perseguir Martin.
Basicamente a história refere-se a dois amigos de infância que crescem com visões radicalmente diferentes sobre o crime, seguindo por caminhos diferentes: Martin Gangster Roma é gravemente ferido durante uma batalha em que matou um policial, enquanto o tenente-detetive da Polícia Candella, do esquadrão de homicídios, está buscando a solução para outro assassinato em que ele suspeita que Roma pode estar envolvido. Roma é levado para um hospital da prisão, mas ele escapa e mata novamente em uma tentativa de proteger uma garota que estava inocentemente envolvida em alguns dos seus crimes. A partir daí, o detetive tenta rastrear Roma e destruir todas as suas ilusões.
Fonte: http://www.imdb.com/title/tt0040257/plotsummary
A música tema é uma versão de 1931 escrita por Alfred Newman. Foi sua primeira trilha sonora completa para a produção da Goldwyn, Street Scene. O título da canção escrito para este filme se tornou um tema que retornou em diversas ocasiões, incluindo a abertura do filme How to Marry a Millionaire (1953), no qual Newman é visto conduzindo a orquestra de estúdio. O tema também aparece nos filmes I Wake Up Screaming, Cry of the City, e Sidewalk Ends.
No YouTube há 11 partes onde pode-se assistir ao filme. Aproveitem, é um filme denso, com atores muito expressivos, e uma atenção muito bem trabalhada aos diálogos.
Pense num grande filme.... esse... O Siodmak fez coisas fantásticas... Nem mesmo o abominável Victor Mature compromete essa obra.
ResponderExcluirAbraços e apareça
O Falcão Maltês
Oi Sandra, Post indicado aos leitores do Grupo de Blogs de Cinema Clássico:
ResponderExcluirhttp://blogsdecinemaclassico.blogspot.com/2011/10/links-da-semana-de-26-de-setembro-2-de.html
Boa semana!
Cry of the City é sem dúvida um filme a ser citado, quer pela fotografia, quer pelo clima genuíno do noir. Aproveitem! ;D
ResponderExcluir