Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


domingo, 25 de setembro de 2011

Billy Wilder


Sucha, 22 de junho de 1906 / Beverly Hills, 27 de março de 2002.


O rapaz então Samuel Wilder nascido na época em Sucha, que pertencia ao império Austro-húngaro (hoje Polônia), recebeu o nome de Billy numa brincadeira relacionada a Bufalo Bill Cody.


Estudou por pouco tempo direito, em Viena tentou a carreira de jornalista e seguiu na Alemanha encontrando trabalho em vários jornais e revistas sensacionalistas em Berlim, mas em 33 teve que fugir da Alemanha pela perseguição aos judeus.


A carreira parece iniciar na França em 34 apesar de sua breve estada, e logo parte para os Estados Unidos e instala-se em Hollywood onde aprende inglês e então musicais e outros trabalhos como argumentista surgem em parcerias com outros diretores já stabelecidos e vão construindo seus primeiros experimentos.







Com seu sucesso em crescimento, a Paramount o convida a realizar em 1942 a comédia A Incrível Susana, e logo o vemos adentrar no mundo de seus clássicos Pacto de Sangue e Farrapo Humano, o que lhe deu 2 Óscars como argumentista e diretor. 


Em 1950 viria Crepúsculo dos Deuses com a colaboração de Brackett. Daí em diante, seus filmes passam a ser escritos em parceria com I. A. I. Diamond.


Das principais nomeações, seu currículo conta com 21 indicações para  o Oscar, sendo 6 os prêmios ao longo de sua carreira. Em 1986 o American Film Institute atribuiu-lhe um prêmio pela brilhante carreira e em 1988 recebe o prêmio Irving Thalberg. 


A filmografia de Wilder, segundo o Imdb:




1982Hallmark Hall of Fame (TV series)
– Witness for the Prosecution (1982) (1957 screenplay)
1978Fedora (writer)
1974The Front Page (screenplay)
1973Double Indemnity (TV movie) (1944 screenplay)
1972Avanti!
1967Casino Royale (uncredited)
1966The Fortune Cookie (written by)
1965Ates gibi kadin (story "Ball of Fire" - uncredited)
1964Kiss Me, Stupid (screenplay)
1963Irma la Douce (writer)
1961One, Two, Three (screenplay)
1960Ocean's Eleven (uncredited)
1960The Apartment (written by)
1960Ninotchka (TV movie) (1939 screenplay)
1959Some Like It Hot (screenplay)
1957Witness for the Prosecution (screen play)
1957Love in the Afternoon (screenplay)
1957The Spirit of St. Louis (screenplay)
1956Robert Montgomery Presents (TV series)
– Sunset Boulevard (1956) (story)
1955The Seven Year Itch (screenplay)
1954-1955Lux Video Theatre (TV series)
– Sunset Boulevard (1955) (film story / previous screenplay)
– Double Indemnity (1954) (previous screenplay)
– Hold Back the Dawn (1954) (previous screenplay)
1954Emil und die Detektive (earlier screenplay / as Billie Wilder)
1954Sabrina (screenplay)
1953Stalag 17 (written for the screen by)
1951Ace in the Hole (written by)
1950Sunset Blvd. (written by)
1948A Song Is Born (story "From A to Z")
1948A Foreign Affair (screenplay)
1948The Emperor Waltz (written by)
1947The Bishop's Wife (uncredited)
1945The Lost Weekend (screenplay)
1944Double Indemnity (screenplay)
1943Five Graves to Cairo (screenplay)
1942The Major and the Minor (written by)
1941Ball of Fire (original story / screenplay)
1941Hold Back the Dawn (written by)
1940Arise, My Love (screenplay)
1940Rhythm on the River (story)
1939What a Life (screenplay)
1939Ninotchka (screenplay)
1939Midnight (screenplay)
1938That Certain Age (uncredited)
1938Bluebeard's Eighth Wife (screenplay)
1937Champagne Waltz (story)
1935The Lottery Lover (screenplay)
1935Emil and the Detectives (uncredited)
1934Mauvaise graine (screenplay / as Billie Wilder)
1934Music in the Air (adaptation and screenplay)
1933Adorable (story "Ihre Hoheit Befiehlt")
1933Was Frauen träumen (writer)
1933No Children Wanted (screenplay / as Billie Wilder)
1933Madame Wants No Children (adaptation)
1932Un rêve blond (screenplay / as Billie Wilder)
1932Un peu d'amour (screenplay)
1932Where Is This Lady? (story "Es War Einmal Ein Walzer")
1931Emil und die Detektive (screenplay / as Billie Wilder)
1931Seitensprünge (idea)
1929Hell of a Reporter (as Billie Wilder) 


(Sabrina (earlier screenplay) 
1982Hallmark Hall of Fame (TV series)
– Witness for the Prosecution (1982) (1957 screenplay)
1978Fedora (writer)
1974The Front Page (screenplay)
1973Double Indemnity (TV movie) (1944 screenplay)
1972Avanti!
1967Casino Royale (uncredited)
1966The Fortune Cookie (written by)
1965Ates gibi kadin (story "Ball of Fire" - uncredited)
1964Kiss Me, Stupid (screenplay)
1963Irma la Douce (writer)
1961One, Two, Three (screenplay)
1960Ocean's Eleven (uncredited)
1960The Apartment (written by)
1960Ninotchka (TV movie) (1939 screenplay)
1959Some Like It Hot (screenplay)
1957Witness for the Prosecution (screen play)
1957Love in the Afternoon (screenplay)
1957The Spirit of St. Louis (screenplay)
1956Robert Montgomery Presents (TV series)
– Sunset Boulevard (1956) (story)
1955The Seven Year Itch (screenplay)
1954-1955Lux Video Theatre (TV series)
– Sunset Boulevard (1955) (film story / previous screenplay)
– Double Indemnity (1954) (previous screenplay)
– Hold Back the Dawn (1954) (previous screenplay)
1954Emil und die Detektive (earlier screenplay / as Billie Wilder)
1954Sabrina (screenplay)
1953Stalag 17 (written for the screen by)
1951Ace in the Hole (written by)
1950Sunset Blvd. (written by)
1948A Song Is Born (story "From A to Z")
1948A Foreign Affair (screenplay)
1948The Emperor Waltz (written by)
1947The Bishop's Wife (uncredited)
1945The Lost Weekend (screenplay)
1944Double Indemnity (screenplay)
1943Five Graves to Cairo (screenplay)
1942The Major and the Minor (written by)
1941Ball of Fire (original story / screenplay)
1941Hold Back the Dawn (written by)
1940Arise, My Love (screenplay)
1940Rhythm on the River (story)
1939What a Life (screenplay)
1939Ninotchka (screenplay)
1939Midnight (screenplay)
1938That Certain Age (uncredited)
1938Bluebeard's Eighth Wife (screenplay)
1937Champagne Waltz (story)
1935The Lottery Lover (screenplay)
1935Emil and the Detectives (uncredited)
1934Mauvaise graine (screenplay / as Billie Wilder)
1934Music in the Air (adaptation and screenplay)
1933Adorable (story "Ihre Hoheit Befiehlt")
1933Was Frauen träumen (writer)
1933No Children Wanted (screenplay / as Billie Wilder)
1933Madame Wants No Children (adaptation)
1932Un rêve blond (screenplay / as Billie Wilder)
1932Un peu d'amour (screenplay)
1932Where Is This Lady? (story "Es War Einmal Ein Walzer")
1931Emil und die Detektive (screenplay / as Billie Wilder)
1931Seitensprünge (idea)
1929Hell of a Reporter (as Billie Wilder) 

Sabrina (earlier screenplay)
1982Hallmark Hall of Fame (TV series)
– Witness for the Prosecution (1982) (1957 screenplay)
1978Fedora (writer)
1974The Front Page (screenplay)
1973Double Indemnity (TV movie) (1944 screenplay)
1972Avanti!
1967Casino Royale (uncredited)
1966The Fortune Cookie (written by)
1965Ates gibi kadin (story "Ball of Fire" - uncredited)
1964Kiss Me, Stupid (screenplay)
1963Irma la Douce (writer)
1961One, Two, Three (screenplay)
1960Ocean's Eleven (uncredited)
1960The Apartment (written by)
1960Ninotchka (TV movie) (1939 screenplay)
1959Some Like It Hot (screenplay)
1957Witness for the Prosecution (screen play)
1957Love in the Afternoon (screenplay)
1957The Spirit of St. Louis (screenplay)
1956Robert Montgomery Presents (TV series)
– Sunset Boulevard (1956) (story)
1955The Seven Year Itch (screenplay)
1954-1955Lux Video Theatre (TV series)
– Sunset Boulevard (1955) (film story / previous screenplay)
– Double Indemnity (1954) (previous screenplay)
– Hold Back the Dawn (1954) (previous screenplay)
1954Emil und die Detektive (earlier screenplay / as Billie Wilder)
1954Sabrina (screenplay)
1953Stalag 17 (written for the screen by)
1951Ace in the Hole (written by)
1950Sunset Blvd. (written by)
1948A Song Is Born (story "From A to Z")
1948A Foreign Affair (screenplay)
1948The Emperor Waltz (written by)
1947The Bishop's Wife (uncredited)
1945The Lost Weekend (screenplay)
1944Double Indemnity (screenplay)
1943Five Graves to Cairo (screenplay)
1942The Major and the Minor (written by)
1941Ball of Fire (original story / screenplay)
1941Hold Back the Dawn (written by)
1940Arise, My Love (screenplay)
1940Rhythm on the River (story)
1939What a Life (screenplay)
1939Ninotchka (screenplay)
1939Midnight (screenplay)
1938That Certain Age (uncredited)
1938Bluebeard's Eighth Wife (screenplay)
1937Champagne Waltz (story)
1935The Lottery Lover (screenplay)
1935Emil and the Detectives (uncredited)
1934Mauvaise graine (screenplay / as Billie Wilder)
1934Music in the Air (adaptation and screenplay)
1933Adorable (story "Ihre Hoheit Befiehlt")
1933Was Frauen träumen (writer)
1933No Children Wanted (screenplay / as Billie Wilder)
1933Madame Wants No Children (adaptation)
1932Un rêve blond (screenplay / as Billie Wilder)
1932Un peu d'amour (screenplay)
1932Where Is This Lady? (story "Es War Einmal Ein Walzer")
1931Emil und die Detektive (screenplay / as Billie Wilder)
1931Seitensprünge (idea)
1929Hell of a Reporter (as Billie Wilder) 





Encontrei no blog Squeezegut Alley (http://squeezegutalley.wordpress.com/2010/08/24/billy-wilders-tips-for-writers/) uma matéria interessante que fala que pouco antes de morrer, um livro de suas conversas com Cameron Crowe foi publicado, e ele dá dicas para escritores em relação ao público e o que se deve fazer para atraí-lo. Abaixo suas recomendações (recomendo acessar o blog e ler na íntegra a respeito):


DICAS DE WILDER PARA ESCRITORES
1. O público é volúvel.
2. Agarre-los pelo pescoço e nunca deixe-os ir.
3. Desenvolver uma linha de ação para limpar o seu personagem principal.
4. Saber para onde está indo.
5. Esconder seus pontos do enredo de forma sutil e elegante.
6. Se você tiver um problema com o terceiro ato, o problema real está no primeiro ato.
7. A dica de Lubitsch: Deixe o público somar dois mais dois. Eles vão te amar para sempre.
8. Ao fazer voz off, tome cuidado para não descrever o que o público já vê. Acrescentar ao que eles estão vendo.
9. O evento que ocorre na segunda cortina dispara o fim do ato do filme.
10. O terceiro ato deve construir, construir, construir em tempo e ação até o último evento, e depois -
11. - É isso. Não pendurar.
Ainda assim, não se preocupe se você tiver problemas para manter a regras Wilder. Ninguém é perfeito!



Pessoalmente, considero Billy Wilder um dos diretores mais interessantes do noir. Ele trabalha com as deficiências do caráter humano, as esmiuça e dilacera cada detalhe com uma certa ironia, como quem brinca com a pseudo seriedade que a sociedade insiste em manter nas aparências mas que em um segundo se revela, desmascarada nas mãos hábeis desse incrível profissional. 


Abaixo, alguns vídeos onde Billy Wilder fala sobre ser diretor e suas experiências como tal:














Referências:
http://www.imdb.com/name/nm0000697/


http://pt.wikipedia.org/wiki/Billy_Wilder


Film Noir - Alain Silver & James Ursini - Taschen


http://www.pbs.org/wnet/americanmasters/episodes/billy-wilder/about-billy-wilder/733/

Nenhum comentário:

Postar um comentário