Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sábado, 9 de julho de 2011

Reconstruction - (Reconstrução de um amor) - 2003

Reconstruction (Reconstrução de um amor)
91 min - 2003
Dinamarca
Drama | Romance
Christoffer Boe

http://www.imdb.com/title/tt0366943/



"Um homem entra em um bar. Ele vê uma bela mulher. Eles se conhecem?...É um começo ou um fim? É o que veremos."

"É tudo um filme. É tudo uma construção."

A voz off inicia o filme narrando o fato e o que está por vir, enquanto a cena se desenrola entre os personagens.

Pesquisando na internet, vi o comentário sobre o dinamarquês Reconstruction como um Noir sobre o amor. Fui checar e diria que trata-se de um romance meio dramático, com uma boa dose de paranoia em meio a muita fumaça de cigarro além de diversas e belas cenas noturnas descrevendo um encontro amoroso com uma pitada de descompasso em relação ao rapaz onde, às vezes, parece que ele já não tem certeza sobre a realidade ou o caminho a seguir.



A sinopse que encontrei a respeito:

"Fim de uma noite, Alex, de repente abandona sua namorada, Simone, para seguir a bela Aimee. Em seu encontro, hora e local dissolvem-se, tornando-se um estranho para Simone, para quem não pode retornar. O futuro de Alex é o amor de Aimée. Mas ele vai ter a coragem de assumí-la? Um drama psicológico romântico, sobre um homem, que esquece seu passado e deve colocar sua fé no amor, a fim de obter um futuro." (imdb).




Eu diria que o filme vai além disso. De fato, inicialmente tudo nos leva a crer que o personagem Alex abandona sua namorada pela bela Aimee, cego pela bela mulher (a femme fatale?) e sua paixão. Porém com o desenrolar da trama, e os acontecimentos inusitados - como quando ele retorna para casa a fim de pegar suas coisas para partir com a amada, seu apartamento parece nunca ter existido nem as pessoas que faziam parte de sua vida parecem conhecê-lo, criando um desnorteamento e vertigem que o faz perder a noção dos fatos - a segunda frase da voz off no início do filme ganha todo o sentido quanto a intenção do filme.


Aimee é casada com um escritor que está escrevendo um romance, e em certo tempo do filme realidade e ficção parece confundir-se, deixando a incerteza para o espectador se o relacionamento amoroso ocorre ou se não passa de palavras descritas e personagens surgindo de sua imaginação. Inclusive, em certa cena Aimee está a beira de separar-se do escritor por Alex, mas ainda assim um rastro de dúvida paira no ar pelas cenas que seguem.


Certo é dizer que as cenas são belas, o jogo de palavras entre os amantes como se não se conhecessem mas que então resulta em um encontro em que se entregam à paixão é muito bem trabalhado, e a paranoia desconcertante quanto a realidade ou imaginação do rapaz tornam filme interessante e atrativo.

Mesmo a questão entre a namorada Simone e Aimee, vemos que a personagem é a mesma atriz em 2 versões, o que nos remete ainda a pensar se não se trata de uma paranoia na cabeça de Alex que busca por uma mulher com características diferentes ainda que não seja capaz de manter nenhuma delas por muito tempo perto de si.

De noir podemos encontrar vestígios pela introdução em voz off, as cenas noturnas em bares cheios de fumaça que remetem à sedução entre os amantes, e a fase da paranoia que desconcerta personagem e espectador.

Recomendo assistirem pela qualidade do filme cheio de símbolos que nos remetem a situações e sensações inesperadas da vida, tal como a cena em que os amantes veem-se pela primeira vez no metrô e um "malabarista" de cigarro parece fazê-lo levitar trazendo-o depois de volta à boca. De repente estamos no controle, de repente somos levados pelos acontecimentos, talvez seja essa uma das intenções do filme.

Encontrei na Wikipedia informações que falam sobre a intenção do filme pelo diretor Christoffer Boe, que disse que "o filme foi inspirado pela fotografia de Jacques-Henri Lartigue de uma mulher que estava em uma sala com estantes vazias. "Olhando para essa imagem, eu imediatamente senti que eu queria fazer uma história sobre um homem que chega em casa e seu apartamento desapareceu. E eu sabia que tinha que ser uma história de amor".

Christoffer parece ainda enfatizar o enredo artificial e construído pelo não uso de celulares ou tecnologia atual, ainda que os fatos ocorram nos tempos de hoje.

O filme parece tratar-se de um experimento inspirado em uma obra, que resultou em uma interessante e com pitadas encantadoras de diversão cinematografica. O drama intensifica-se a cada momento, e ao final parece terminar como um fato corrente em nossos dias, sem grandes danos para quaisquer dos personagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário