Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sábado, 23 de julho de 2011

James Elroy, o mestre das histórias de crimes



Antes de falar propriamente do filme Dália Negra, que no post anterior iniciei com seus belos cartazes, quero comentar que já havia assistido ao filme e voltou à lembrança no momento que vi uma reportagem falando do escritor James Elroy que participou este ano da FLIP, o que causou-me curiosidade para conhecer este renomado escritor criminal, considerado o mestre em ficção noir, autor de várias obras como a bem conhecida e que tornou-se adaptação para o cinema L.A. Confidential.

Gostaria então de deixar aqui um breve comentário sobre o escritor para nos situarmos em mais esse mundo literário de crime e suspense que influencia e enriquece as adaptações cinematográficas.

A herança de James que o faria a dedicar-se a literatura criminal vem de sua própria experiência quando do assassinato não solucionado de sua mãe quando criança. Esse acontecimento é o grande propulsor de um trabalho audacioso sobre o lado negro da humanidade, além de afetar sua vida, deixando-se envolver em bebidas, drogas e atos delinquentes.

Ávido leitor de romances policiais, ficou fascinado pelo assassinato e mutilação de Elizabeth Short (a Dália Negra), incentivando-o a escrever sua versão a respeito que tornou-se um de seus maiores best-sellers.

Como romancista, roteirista, ensaísta e memorialista, James Ellroy é mais estreitamente identificado com Los Angeles do que qualquer escritor desde Raymond Chandler, onde seus quatro romances policiais The Black Dahlia, The Big Nowhere, LA Confidential e White Jazz parecem descrever a face negra da Los Angeles dos anos 50.




Para mais informações, James Elroy possui um site sobre vida e obra:

http://jamesellroy.net/

E para quem quer conhecer comentários sobre sua estada na FLIP deste ano, seguem alguns links:

http://www.flip.org.br/noticias.php?id=623

http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/livros/resenhas/convidado-da-flip-james-ellroy-da-status-de-alta-literatura-a-romance-policial.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário