Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sábado, 9 de abril de 2011

Marvel Noir

Há alguns posts atrás busquei descrever e discutir a questão da apropriação do estilo Noir na atualidade, gerando uma série de produções cinematográficas revivendo suas características, como no caso de Sin City (2005) de Frank Miller, que sai dos quadrinhos e apropria-se das técnicas cinematográficas para reproduzir sua história, entre tantos outros que pretendo comentar adiante.

Veremos agora o inverso da situação, como é o caso da Marvel Comics, editora americana fundada em 1939 e conhecida mundialmente pelos mais importantes e populares super-heróis, anti-heróis e vilões das histórias em quadrinhos, invertendo o processo, combinando elementos do gênero policial para uma série inicial de seis volumes intitulada Marvel Noir (2009), onde os heróis encontram-se no submundo criminoso de Manhattan, Nova York, na década de 1930.


Nesse contexto, os heróis não tem poderes, mas habilidades associadas ao poder original. Exemplo é Wolverine, um detetive que não possui as garras de adamantium mas quando jovem teve treinamento com facas e as segura entre os dedos quando em ação.



A descrição oficial do conceito da publicação pela Marvel: “A Grande Depressão acabou e um misterioso mundo emergiu. A multidão encontra-se desiludida e o poder corrompido. Esse mundo clama desesperadamente por heróis. E como identificá-los? Eles são reconhecíveis, mas de maneiras inesperadas. São pessoas que devem tomar uma posição e encontrar o herói - ou o vilão - em cada um deles. Mistérios de assassinato e mutilação envolvem este difícil mundo. Bem-vindo ao mundo de Marvel Noir”. (http://marvel.com/news/story/4839/marvel_noir_set_for_2009).



Observa-se na série um ambiente com personagens ambíguos revelando suas identidades em um mundo marcado pela incerteza e a violência. Antes conhecidos nos quadrinhos e produções cinematográficas pelos atos heróicos em benefício da humanidade, os personagens desta série nem sempre ocupam o comportamento original, como por exemplo o Professor Xavier de X-Men que em Marvel Noir possui uma escola que treina alunos para o crime, alterando o contexto de sua personalidade com tendências para o mal, ou oposta ao que frequentemente é conhecido.



Reparem na estética refinada dos quadrinhos, com elementos da fotografia e os enquadramentos que caracterizam o Noir. Mesmo com o uso da cor, em especial no interior dos quadrinhos, sendo o uso alto contraste em preto e branco com maior frequência nas capas com interferência apenas do vermelho em alguns casos, a arte interna apresenta o contraste das áreas em negro que mantém o predomínio da luz e sombra e o clima que remete ao estilo cinematográfico.

A temática gira em torno de crimes e a ambiguidade dos personagens, a presença da corrupção, a femme fatale, em pleno submundo de Manhattan, sob os mesmos impasses sociais da Grande Depressão já descritos algumas vezes quanto do surgimento do Noir.

É interessante observar como as artes sempre influenciam-se pelos acontecimentos vividos na sociedade.

Lendo um artigo de René Gomes Rodrigues Jarcem para a Faculdade Maurício de Nassau intitulado "A História das Histórias em Quadrinhos" (http://www.historiaimagem.com.br/edicao5setembro2007/06-historia-hq-jarcem.pdf), este inicia com a seguinte frase:

“As Histórias em Quadrinhos, como todas as formas de arte, fazem parte do contexto histórico e social que as cercam. Elas não surgem isoladas e isentas de influências. Na verdade, as ideologias e o momento político moldam, de maneira decisiva, até mesmo o mais descompromissado dos gibis.(...)” JOATAN PREIS DUTRA

Ele cita justamente o período do Crash da Bolsa e as tendências nos quadrinhos: "O crack da Bolsa de Valores em 1929 foi um ponto importante na história da história em quadrinhos, e nos anos 30 eles cresceram, invadindo o gênero da aventura. Flash Gordon, de Alex Raymond, Dick Tracy, de Chester Gould e a adaptação de Hal Foster para o Tarzan de E. R. Borroughs são conhecidos como o início da A Era de Ouro (Golden Age). Nesta década, três gêneros essenciais eram produzidos: a ficção científica, o policial e as aventuras na selva."

..."No final da década de 30, surgiu o primeiro super-herói que possuía identidade secreta, Superman de Siegel and Shuster. Muitos o destacam como o personagem que marca o início da Era de Ouro."

Vemos que a impressões vividas na sociedade geram uma reação e forte influência sobre as manifestações artísticas e uma forte semelhança em especial na temática do cinema noir e os quadrinhos, ambos considerados gêneros da cultura de massa.

Comparando os filmes da atualidade com o período clássico do Noir, assim como os quadrinhos que são tema deste post, os clássicos parecem ter um enfoque mais psicológico, onde sexo e violência participam da trama mas de forma sugestiva e os fatos ganham intensidade gradativa. Na atualidade, tudo é explícito e exagerado, desde os contrastes e a violência, em um ritmo acelerado de acontecimentos. Os personagens, aparentemente frios, pareciam dissimular suas fraquezas a fim de sobreviver diante da crueldade urbana. Na produção atual, há predileção pelo personagem frio sem expressão, além do prazer no crime e na violência, utilizados para o alcance de seus objetivos, anestesiados de qualquer sentimento ou valor moral, chegando à mudança da personalidade e atuação como vemos nos quadrinhos.

Sobre os títulos disponíveis na série Marvel Noir encontramos Wolverine, Daredevil, X-Men, Iron Men, Punisher e Spider Men.







Até há bem pouco tempo só havia a opção em inglês para baixar na internet ou ainda adquirir os exemplares pela Amazon, mas eis que descobri esta semana a edição em português do Homem Aranha, que vem pela editora Panini, disponível ainda na Livraria da Folha, por pouco mais de R$15,. Quem sabe em breve teremos todas as edições disponíveis em território nacional.


Termino disponibilizando outras belas páginas dos quadrinhos inspirados no gênero Noir.





Um comentário:

  1. Gostei muito do seu post, copiei no meu blog. É um blog pessoal que estou iniciando agora para falar sobre minha coleção de HQs, e queria algum texto sobre a Marvel Noir. Encontrei o seu e gostei bastante, bem completo. No post, coloquei todos os créditos e o link do seu blog, espero que não se incomode!Gosto muito das revistas da Marvel, mas com essa série e lendo o seu blog, fiquei bastante interessado no gênero!

    O post foi copiado no blog, www.mymind360.wordpress.com

    Você tem um ótimo blog, parabéns!

    ResponderExcluir