Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


terça-feira, 5 de abril de 2011

Neblina e Sombras (Shadows and Fog - 1991)

Shadows and Fog - 1991
85 minutos - USA
Comedy | Drama | Mystery
Woody Allen

http://www.imdb.com/title/tt0105378/


Quem disse que um filme sobre assassinatos não pode ser hilário e divertido?

Pois nas mãos de Woody Allen e seu elenco incrível - De John Cusack a John Malkovich, de Madonna a Lily Tomlin - vemos uma agradável comédia com diversos elementos do Noir - no Imdb ele não aparece classificado como herdeiro do gênero, mas diversos sites e algumas de suas características fazem pensar em uma boa paródia do estilo, dotada de grande qualidade e a pitada de absurdo sobre a condição humana que Woody Allen sabe apresentar como ninguém. Vale dizer ainda que o objetivo de Allen com Neblina e Sombras foi o de homenagear o movimento expressionista alemão e o escritor Franz Kafka, e o movimento como sabemos, é uma das grandes influências do gênero, daí a associação inevitável.



Shadows and Fog conta a história do atrapalhado, covarde e sensível contador Kleinman (Woody Allen) que é convocado por um comitê de vigilância formado pelos moradores de uma cidade para ser isca - ainda que este não esteja ciente disso - de um assassino em série que estrangula suas vítimas na calada da noite. Mas a história tem ainda a chegada de um circo decadente na cidade, e os acontecimentos passam a cruzar-se.


No meio da névoa, Kleinman vê-se hora solitário e em pânico pelo perigo da aparição do assassino, ora interagindo com diversos personagens, entre eles Irmy (Mia Farrow), uma engolidora de espadas do circo que abandonara seu trabalho devido à traição do namorado (John Malkovich) com a bela trapezista interpretada por Madonna.

Em meio a reflexões, a posição de cada personagem sobre a vida e seus comportamentos de acordo com a situação - como Irmy que é levada a um bordel para passar a noite e esta acaba aceitando o convite de um jovem estudante (John Cusack) por 700 dólares - participa da trama em meio ao mistério do assassino careca qu mais parece um zumbi e suas falas são quase inexistentes durante todo o filme.

As discussões existencialistas ocorrem em sua maioria dentro de um bordel de forma cínica e acompanhadas de muita bebida, tendo entre as personagens nomes como Jodie Foster, Lily Tomlin e Kathy Bates.



John Malkovich faz o namorado traído ao descobrir que o personagem de Cusack esteve com a “prostituta por um dia” sendo na verdade a inocente Irmy.



O suspense porém ocorre em umas poucas cenas e ao que parece, a atenção está sempre voltada ao comportamento banal e previsível da humanidade. A luta pelo poder entre os grupos de vigilantes que disputam espaço a qualquer preço, a mudança quase imediata dos conceitos na atitude de Irmy de aceitar o convite sexual de um desconhecido, a atitude da igreja em relevar ou registrar numa espécie de lista negra nomes de cidadãos de acordo com a contribuição para a paróquia, são alguns dos muitos acontecimentos que demonstram de forma realista a natureza ambígua do ser humano.


O desvendar do crime fica nas mãos do covarde e o mágico do circo. Mas tão rápido quanto prendem o criminoso é o mesmo quanto este some e perde importância no filme.


Em um estúdio em Nova York, a homenagem do diretor ao movimento alemão que transita com mais intensidade no Noir, mostra um filme com técnica e fotografia magnífica, usando na maioria das vezes a luz como parte integrante da cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário