Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Cronologia Noir

Espetacular esta cronologia que Alain Silver & James Ursini, em sua publicação Film Noir pela Taschen (2004), traçam, percorrendo os anos de 1867 a 1981 até os dias de hoje, descrevendo os filmes e suas tendências nesses períodos (na íntegra, o texto descreve as tendências nas artes, no teatro e as publicações que inspiraram o noir; vou me ater neste post em especial aos filmes que é o foco deste blog, salvo algum detalhe mais relevante).


A ideia não só se refere a citar uma boa pesquisa desses estudiosos do noir, mas oferecer ao leitor uma lista para pesquisa e apreciação, entendendo inclusive as fases vividas pelo gênero.

* Filmes em amarelo podem ser consultados em posts anteriores no blog.

1867 a 1900
Naturalismo nos romances de Émile Zola e obras puramente comerciais numa mistura de crime e sexo.
Filmes: (Émile Zola)
• La Béte Humaine
• L'Assommoir
• Thérèse Raquin.


1900 a 1932
Expressionismo alemão: exteriorização das emoções e da psicologia, distorção da realidade.
Filmes: 
• O Gabinete do Dr. Caligari (Robert Wiene)
• Metrópolis (Fritz Lang)
• O Último dos Homens (Fritz Lang)


1929
Documentário alemão Menschen am Sountag, apresentando os talentos de futuros emigrantes e cineastas noir Robert e Curt Siodmak, Edgar G. Ulmer, Billy Wilder e Fred Zinnemann.


1930 a 1939
Filmes de horror: Expressionismo no design e iluminação no ciclo do The Universal Horror
• Drácula (Tod Browning's)
• A Múmia (Karl Freund's)
• Magia Negra (Edgar G. Ulmer)
• A Noiva de Frankeinstein (James Whale).

Filmes de gângsters (crime e corrupção urbana): 
• Scarface (Howard Hawks/Richard Rosson)
• O Homem da Cicatriz (Howard Hawks)
• Public Enemy (William Wellman)
• Little Caesar (Mervyn LeRoy)
• The Roaring Twenties  - Heróis Esquecidos (Raoul Walsh).


1930 a 1950
Realismo poético francês: filmes meditativos e fatalistas:
• La Béte Humaine (adaptação de Jean Renoir)
• Le Jour se lève (Marcel Carné)
• Quai des brumes (Henri-Georges Clouzot)


1933 a 1941 - EMIGRAÇÃO
Compositores, artistas e cineastas emigram da Europa ara os Estados Unidos devido ao anti-semitismo.


1940
Stranger on the Third FloorNão Matei (Boris Ingster), é considerado por muitos o primeiro film noir.


1941
The Maltese Falcon - Relíquia Macabra: Primeira adaptação do romance de Dashiell Hammet, considerado o início oficial do movimento noir ou período clássico.


1941 a 1946 - TECNOLOGIA
Inovações técnicas na indústria de cinema americana vindas da Segunda Guerra: lentes, películas e o uso de ligas para tornar o equipamento mais leve.


1942
Phantom Lady - A Mulher Desconhecida (Robert Siodmak), adaptação do romance de Cornell Woolrich
Street of Chance - Rua da Sorte (Jack Hively), adaptação do romance Black Curtain, de Woolrich).


1942 a 1952
Neorealismo italiano
Filmes:
The Postman Always Rings Twice (primeira adaptação)
Ossessione (Luchino Visconti)
Roma, citá aperta
Paisá
Ladri di Biciclete


1943
Double Indemnity - produção com profissionais da Paramount num dos primeiros noirs de estúdio de série A.


1944
Filme: 
Laura (Otto Preminger)


1945
Expressionismo alemão
Filmes:
Detour - Desvio (Edgar G. Ulmer)
The Woman in the Window / Scarlet Street (Fritz Lang)


1946
**Os críticos franceses do pós-guerra Nino Frank e Jean-Pierre Chartier descobrem uma enchente de filmes americanos feito num estilo ao qual chamam "noir", nomeando uma série de romances "Hard boiled".

Filmes:
The Postman Always Rings Twice (Tay Garnett)
Dark Passage (Delmer Davis)
Gilda (Charles Vidor)
The Big Sleep (Howard Hawks)
The Killers (Robert Siodmak)


1947
Brute Force (Jules Dassin/ Mark Hellinger)
Lade in the Lake (Robert Montgomery)


1947 a 1955 (O noir é descoberto....)
Audiências em HUAC, Hollywood, dão origem às listas cinzentas  e negras com argumentistas e realizadores do noir: Dalton Trumbo, Albert Maltz, Edward Dmytryk, Abraham Polonsky, Joseph Losey.


1948
T-Men (Anthony Mann) - noir documentário
The Naked City (Dassin/Hellinger)


1949
Docu-noir - He Walked by Night (Alfred Welker/Anthony Mann)
Caught e The Reckless Moment (Ophuls)
Criss Cross (Robert Siodmak)
Knock on Any Door (Nicholas Ray)


1950 - O auge das produções noir
The Asphalt Jungle (John Huston)
The File on Thelma Jordon (Robert Siodmak)
In a Lonely Place (Nicholas Ray)
Night and City (Jules Dassin)
Gun Crazy (Joseph H. Lewis)
D.O.A. (Rodolph Maté)


1951
Ace in the Hole (Billy Wilder)
The Big Night (Joseph Losey)
The Enforcer (Raoul Walsh)


1952
On Dangerous Ground (Nicholas Ray)
The Thief (Russel Rouse/Ray Milland)


1953
Angel Face (Otto Preminger)
The Big Heat e The Blue Gardenia (Fritz Lang)
Pickup on South Street (Samuel Fuller)

1954
Human Desire (Fritz Lang)
Crime Wave (André De Toth)

1955
Killer's Kiss (Stanley Kubrick)

1956 - O declínio das produções noir
The Killing  (Stanley Kubrick)
The Wrong Man (Alfred Hitchcock)
Beyond a Reasonable Doubt (Fritz Lang)

............

1967
Point Blank (John Boorman)


1972
Neo-noir
The Gateway (Walter Hill)


1974
Neo-noir
Chinatown (Roman Polanski)
The Conversation (Francis Ford Copolla)

1976
Taxi Driver (Martin Scorcese)

1977
The Driver (Walter Hill)

1981 até o presente
Body Heat (Lawrence Kasdan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário