Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


quarta-feira, 9 de maio de 2012

T-Men - 1947

T-Men (Moeda Falsa) - 1947
92 min - USA
Drama | Filme Noir | Crime
Diretor: Anthony Mann
Estrelando: Dennis O'Keefe, Wallace Ford, Alfred Ryder



Filmado no estilo de semi-documentário, t-Men acompanha um caso de falsificação de dinheiro, investigado pelos agentes do Tesouro dos EUA (os T-Men), dois dos quais trabalham infiltrados numa quadrilha de gângsters. Dennis O’Keefe, o protagonista do filme, é um dos agentes. Diria que essa trama mostrando a infiltração dos agentes foi muito bem trabalhada por Anthony Mann aliada a fotografia brilhante de John Alton.

Sobre os documentários com investigações policiais, é bom salientar que faz parte do gênero noir, sendo condsiderado um sub-gênero inclusive. Na segunda metade dos anos 40, vários filmes com estas características foram produzidos, como “Moeda Falsa”, “A Casa da Rua 92”, “Cidade Nua” entre outros. Uma característica mais ou menos comum de todos eles é a exaltação das autoridades (sejam os federais ou a polícia), geralmente mostradas como quase infalíveis. Até as mortes dos agentes são exaltadas com frases do tipo “morreu no cumprimento do dever”.

Anthony Mann ficou muito conhecido por dirigir westerns, mas antes de dirigir ou alcançar tal fama, produziu uma série filmes noir. Este talvez seja o melhor de todos eles, ainda que eu aprecie também He Walked by Night. Assistam e tirem suas conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário