Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Quiet Please, Murder - 1942



Quiet Please, Murder - 1942
70 min - USA
Drama | Crime | Thriller
Diretor: John Larkin
Estrelando: George Sanders, Gail Patrick, Richard Denning]

http://www.imdb.com/title/tt0035233/

Sanders interpreta um homem que rouba e forja livros raros. Ao conseguir uma cópia rara de Hamlet, quer fazer diversas cópias e vender a colecionadores inescrupulosos, garantindo uma fonte de renda mais duradoura. Ele conta com a ajuda da femme fatale Myra Blandy (Gail Patrick), que comete o erro de vender uma edição para um homem, com ligações nazistas, (Sidney Blackmer), que logo percebe que trata-se de uma falsificação e vai cobrar-lhes um alto preço.

Enquanto isso, o detetive Hal McByrne (Richard Denning), que está na trilha de Fleg, é atraído pela bela Blandy, embora não confie nela, que se mostra jogando em todos os campos: com Fleg, com os nazistas e McByrne, jogando uns contra os outros. McByrne porém percebe que tal ligação pode levá-lo a seu objetivo de chegar a seus perseguidos, fazendo um acordo para protegê-la.

Grande parte da ação ocorre em uma biblioteca escura, assim como o tema repleto da mesma inquietude obscura. O ambiente é cenário para um assassinato, nazistas e bandidos perseguindo-se e livros raros sendo roubados, além de encontros românticos ou quase isso, com segundas intenções em boa parte das ocasiões.

É um filme com clima intenso, a iluminação contrastante que concede um certo ar dramático e misterioso em meio ao cenário incomum, trazendo-lhe certa originalidade.

Um comentário:

  1. Não conheço esse. Mas não perco um filme do grande George Sanders. Vou procurá-lo.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir