Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sábado, 24 de março de 2012

The Jazz Singer

Às vezes divago observando os cartazes e fotos dos filmes em preto e branco, com todo o glamour e cuidado apurado que percebo em cada produção, por mais sem recursos a elas atribuída, como se o caso fosse uma característica da época, quer pelos costumes, o tipo de vestimenta ou mesmo a essência desses atores brilhantes que fizeram dessa fase do cinema algo digno de moldura e contemplação.


E eis que em uma das pesquisas me deparo com este simples mas expressivo cartaz, enfatizando o Jazz, que tanto inspira os filmes do gênero que aqui escrevemos, merecendo a lembrança e comentário sobre o primeiro filme sonoro (1927) com o ator e cantor Al Jonson, ilustrado brilhantemente em alto contraste no cartaz acima:

"O cantor e ator Al Jolson, nasceu no 26 de maio de 1886 e ganhou notoriedade ao se apresentar pintando o rosto com tinta preta. Foi o primeiro judeu a se tornar artista de sucesso nos Estados Unidos.

Al nasceu numa família judia russa, na Lituânia, recebendo o nome de Asa Yoelson. Quando criança cantava na sinagoga onde seu pai também era cantor. Já nos EUA, sua primeira aparição deu-se aos 13 anos, na peça Children of the Guetho, em Nova Iorque. Adotando o estilo menestrel, atuava em circos e bares, antes de chegar à Broadway. The Jazz Singer (1927) o primeiro filme sonoro da história do cinema, foi seu filme mais marcante, onde apresentou-se com a famosa blackface (cara preta)." (http://humbertoamorim.blogspot.com.br/2009_05_01_archive.html)

Aproveitem para deleitar-se com o vídeo com Al Johnson em The Jazz Singer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário