Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


domingo, 18 de dezembro de 2011

The Stranger - 1946


The Stranger - 1946
95 min - USA
Crime | Drama | Filme Noir
Diretor: Orson Welles
Atores: Orson Welles, Edward G. Robinson, Loretta Young

http://www.imdb.com/title/tt0038991/

O detetive de crimes de guerra Wilson vai a Connecticut investigar o paradeiro de Franz Kindler, mentor do Holocausto que parece ter apagado sua identidade.


Meiniki, seu antigo camarada, é liberado a fim de ser a isca para o detetive encontrar o paradeiro daquele que encontra-se nos Estados Unidos com identidade falsa, porém desaparece misteriosamente, o que dificulta as intenções do detetive.

Kindler (Welles) apresenta-se como um homem de bem casado, de nome Rankin, com uma bela mulher e professor de universidade respeitado. Wilson passa a suspeitar de Rankin, porém sem Meiniki não tem provas para incriminá-lo a não ser pela esposa que o viu em uma visita a sua casa, e passa a persuadí-la a fim de convencê-la que seu marido é um criminoso, tendo sua confissão da vinda de Meiniki em sua casa, antes que a moça torne-se o novo alvo  do criminoso. Wilson vale-se de projeções dos campos de concentração e as atrocidades cometidas para convencê-la em colaborar.

A bela esposa vive entre a dúvida e o amor pelo marido, até descobrir a intenção de seu assassinato, o que levará Kindler a seu final fatal.

O filme é intenso nos diálogos, as cenas em alto contraste com predomínio das sombras é uma constante e a música de fundo completa o crescente suspense. A tomada de cenas são muito bem estruturadas, o uso da câmera superior e inferior ampliam a tensão das cenas e expressões dos personagens.




Kindler mantém-se como o homem de bem que quer aparentar ser porém percebe-se uma gradativa alteração em expressões pela tensão que a aparição do detetive e possibilidade da descoberta de sua identidade seja desvendada.

Wilson é o detetive implacável, que mesmo com o desaparecimento de sua isca não cessa sua busca incansável pelo nazista. Sua única pista que ainda resta é o fascínio de Kindler por relógios antigos.


O filme foi baseado em um roteiro escrito por Victor Trivas, o que lhe deu uma indicação ao Oscar de roteiro original.

Foi ainda o primeiro filme lançado após a Segunda Guerra Mundial com filmagens reais em campos de concentração.

Orson Welles escreve, dirige e estrela este intenso, complexo e assustador clássico dos filmes noir. Ele mostra seu interesse pelo tema do fascismo e a ideia de sua erradicação e leva para as telas um episódio memorável sobre o tema. Recomendo assistirem para consistência do tema, pelas cenas meticulosamente trabalhadas e o talento de Orson Welles que a meu ver, é indiscutível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário