Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


quarta-feira, 29 de junho de 2011

Kiss Me Deadly (A Morte em um Beijo)

Kiss Me Deadly (A Morte em um Beijo)
1955 - USA - 106 min
Crime | Drama | Film-Noir
Robert Aldrich


"Kiss Me Deadly" é um film noir muito especial. Logo no iníco, antes mesmo da mostra de atores participantes, uma mulher corre desesperada, ao longo de uma estrada no meio da noite, e coloca-se à frente do carro daquele que irá ser o protagonista do filme: Mike Hammer. Com a frase "remember me", da mulher para Hammer, antes de sua morte e o ferimento do protagonista, que lhe causará mais tarde amnésia mas a busca dos fatos deste ponto até o final do filme.


Vários ingredientes do Noir apresentam-se no filme, como a femme fatale e o detetive que se envolve na história e não sabe bem porque. E um mistério por resolver.

A trama se inicia com a investigação particular promovida por Hammer. Ele é o investigador conquistador, o galã sempre bem apanhado que cativa facilmente (até demais) as mulheres, e ainda violento e grosseiro quando precisa conseguir a informação desejada.


enas de perseguição, sabotagem com bombas mortíferas em automóveis, intrigas e gângsters sempre no encalço para evitar que Hammer descubra a verdade segue ganhando força por todo o filme.

Robert Aldrich usa de extremo suspense e violência, seguindo para uma sensação de paranoia sem fim, como um vírus a tomar todo o contexto da trama. As frases e acontecimentos parecem enigmas a serem desvendados, sempre com um simbolismo que deve-se analisar para fazer algum sentido.

Interessante ainda é perceber que Kiss Me Deadly inicia em uma trama tipicamente noir e segue na paranoia até chegar a um ponto com uma pitada de ficção científica, ao abordar a busca pelo poder de uma espécie de "Caixa de Pandora", algo muito desejado pelos envolvidos na trama que levará a um trágico desfecho.


Aldrich filma este noir febril e demente, com a câmara em ângulos não convencionais, causando estranheza da história-pesadelo de Hammer. A fotografia é incrível, o filme é extenso e com trama bem construída, o que permite ao espectador saborear uma importante obra do gênero.


O que se pode dizer sobre o título, é uma espécie de convite sensual para um beijo da mulher que quer atrair Hammer para desferir-lhe um tiro, garantindo para si a poderosa e já citada caixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário