Dark Passage (1947)
Prisioneiros do Passado
106 min - USA
Film-Noir | Thriller
Delmer Daves
Bogart e Bacall são os protagonistas deste Noir com diversos elementos do gênero e curiosamente, altera a sequência de acontecimentos fatais com um final feliz.
Na São Francisco dos anos 40, Vincent Pary é um homem condenado por assassinar sua esposa, mas escapa da prisão, a fim de provar sua inocência. Para circular livremente, faz uma cirurgia plástica que lhe mudará o rosto.
Delmer Daves mantém boa parte do filme não só descrito em primeira pessoa, mas os acontecimentos vistos pelos olhos do suposto fugitivo, mudando apenas ao recuperar-se da cirurgia e ganhar um novo rosto, este na figura de Bogart.
Recuperado após uma estada na casa da bela Irene (Bacall) que acredita em sua inocência, - devido a morte de seu pai na prisão em condições semelhantes - Vincent adota um novo nome e sai em busca de provas que desvendem o verdadeiro criminoso de sua mulher e em seguida, o melhor amigo.
Numa trama de intrigas, chantagens e mortes, Vincent descobrirá aos poucos o verdadeiro assassino ainda que não lhe reste outra solução a não ser partir por não ter provas de inocentar-se. Mas o final surpreende pelo fato de Vincent convidar Irene, a mulher que o cuidou e por quem vê-se envolvido, a encontrá-lo em um lugar agradável onde supostamente podem iniciar uma nova vida.
Apesar do filme possuir vários elementos do noir, pareceu-me dos mais leves além de situações bastante convenientes, como a moça que espontaneamente o ajuda a fugir quando da fuga da prisão além de dar-lhe abrigo durante a recueração da cirurgia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário