Dresden - Alemanha - 8 de agosto de 1900. | Locarno - Suíça - 10 de março de 1973.
Filho de pai banqueiro alemão, durante uma viagem com a esposa, Robert Siodmak foi criado e educado na Alemanha e se tornou um ator depois de se formar pela Universidade de Marburg. Sua falta de sucesso no palco o faz por um breve tempo ingressar na carreira de bancário, porém em 1926 resolve entrar no negócio de filmes como um tradutor de inter-títulos em filmes americanos.
Siodmak tornou-se um editor em 1926 e três anos depois, em Menshen am Sontag, ele fez sua estréia como diretor, por sinal muito bem acompanhado por um seleto grupo, como o já diretor Edgar G. Ulmer, o futuro diretor Fred Zinnemann como o co-diretor de fotografia, e seu irmão mais velho Curt Siodmak e ainda Billy Wilder, estes trabalhando como roteiristas.
Roberto Siodmak estabeleceu-se como diretor na Alemanha, mas a ascensão do partido nazista forçou-o ao exílio em Paris, onde continuou fazendo filmes. Robert quase não conseguiu sair à frente da França da ocupação alemã em 1940.
Depois de chegar a Hollywood, Siodmak trabalhou em filmes B. Em 1943, dirigiu Son of Dracula, considerado o melhor dos filmes de terror pela Universal, e seu sucesso se destaca pela fotografia, e os resultados foram imediatamente evidentes no drama sombrio como Phantom Lady, The Spiral Staircase (geralmente considerado o melhor filme de Siodmak), e The Killers, um exemplo marcante de filme noir, que desempenhou um papel fundamental nas carreiras iniciais de Burt Lancaster e Ava Gardner. Siodmak também dirigiu o estranho A Dark Mirror, sobre gêmeos idênticos, um dos quais é um assassino psicopata, que hoje é um filme noir altamente considerado.
Depois de chegar a Hollywood, Siodmak trabalhou em filmes B. Em 1943, dirigiu Son of Dracula, considerado o melhor dos filmes de terror pela Universal, e seu sucesso se destaca pela fotografia, e os resultados foram imediatamente evidentes no drama sombrio como Phantom Lady, The Spiral Staircase (geralmente considerado o melhor filme de Siodmak), e The Killers, um exemplo marcante de filme noir, que desempenhou um papel fundamental nas carreiras iniciais de Burt Lancaster e Ava Gardner. Siodmak também dirigiu o estranho A Dark Mirror, sobre gêmeos idênticos, um dos quais é um assassino psicopata, que hoje é um filme noir altamente considerado.
Para Andrew Sarris, os filmes que Siodmak produziu na América são ainda mais germânicos do que seus filmes alemães, cheio de cenas escuras e toques atmosféricos. Todos possuem uma qualidade seriamente inquietante sobre a visão repetida.
Siodmak deixou a América após 1953, para retomar sua carreira na Europa, retornando primeiro a França e depois para a Alemanha.
Seu último filme noir, Deported (Duas Confissões), dirigiu em 1950 pela Paramount.
Em 1952 voltou a trabalhar com Burt Lancaster na popular comédia de ação The Crimson Pirate (O Pirata Vermelho), filmado na Europa.
Siodmak permaneceu na Europa realizando longas-metragens para produtores alemães, ingleses e americanos até sua morte em 1973.
Como seus colegas expatriados da Alemanha (Otto Preminger, Fritz Lang e Billy Wilder) o cinema de Siodmak tem como característica o estilo expressionista alemão e deu um sentido europeu para filme noir. Ele dirigiu alguns dos noirs mais influentes na década de 40, incluindo The Killers e Criss Cros, ambos com Burt Lancaster. Destacam-se ainda, na lista de filmes noir: Phantom Lady (1944), Christmas Holyday (1944), The Suspect (1945), Uncle Harry (1945), The Spiral Staircase (1945), The Dark Mirror (1946), Cry of the City (1948) e The File on Thelma Jordan (1949).
Filmografia:
Fontes: http://www.answers.com/topic/robert-siodmak http://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Siodmak http://www.imdb.com/name/nm0802563/ Filme Noir - Alain Silver & James Ursini / Paul Duncan - Taschen |
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