Fourteen Hours (Quatorze Horas) - 1951
92 min - Estados Unidos
Drama | Filme Noir
Diretor: Henry Hathaway
Estrelando: Paul Douglas, Richard Vasehart, Barbara Bel Geddes, Grace Kelly
No YouTube, em 6 partes e legenda em espanhol:
Fourteen Hours é uma adaptação de uma história real, retirada de um artigo do New Yorker sobre a tentativa de suicídio de Joel Sayre.
Robert Cosick (Richard Basehart) é um jovem desesperado, em conflito pelas relações
pouco amigáveis com seus pais e a dúvida quanto ao amor de sua namorada Virginia.
Sobre o parapeito de um edifício no centro de Nova York, Cosick posiciona-se e ameaça saltar, afim de cometer suicídio.
Nas próximas 14 horas - garoto difícil de convencer, hein! -, o policial Dunnigan (Paul Douglas) tenta acalmá-lo, procurando uma maneira de convencê-lo que vale a pena viver, enquanto seus colegas conduzem uma investigação desesperada para descobrir quem é o homem e o que o levou a tal ato.
Limitando a ação quase que inteiramente no parapeito do prédio, o quarto de hotel ao lado e as ruas repletas de curiosos, carros e a imprensa abaixo, o diretor Henry Hathaway mantém a tensão alta e habilmente tece uma série de subtramas envolvendo as outras testemunhas para o drama, incluindo Kelly como uma mulher em meio a um processo de divórcio que é profundamente afetado pelo desdobramento do caso de suicídio que ocorre fora da janela tribunal, desenrolando-se um paralelo entre sua decisão de romper seu casamento enquanto um homem está prestes a jogar fora sua vida.
O drama desenrola-se entre a multidão na rua em frente ao edifício assistindo ao espetáculo, enquanto ocorrem as conversas entre o rapaz e o policial. Hathaway inclui ainda, em meio a tal clima tenso, mostrar um romance que parece nascer do encontro casual de Debra Paget e Jeffrey Hunter no meio da multidão.
Fourteen Hours tem como destaque a estréia de Grace Kelly no cinema apesar do pequeno papel. Trata-se de um bom drama bem filmado, merecendo o conhecimento e apreciação do espectador.
Um belíssimo filme, cheio de estrelas. O Basehart está ótimo.
ResponderExcluirO Falcão Maltês