Venho escrevendo sobre os filmes, mencionando pequenos dados sobre de onde vieram certas características do Noir, mas até o momento não descrevi com mais detalhes a respeito.
Hoje transcrevo brevemente minha pesquisa. Leitores e apreciadores do Noir, corrijam e/ou acrescentem informações a este material. Com certeza, irá contribuir para melhorar nosso conhecimento e dos que querem conhecer.
Influências do Noir
“as ruas escuras, molhadas na madrugada, um quarto intermitentemente iluminado pelos lampejos de um letreiro luminoso, um homem aguardando o momento de matar ou de ser morto...” (Hollywood in the Forties, Black Cinema, Charles Higmam e Joel Greenberg,1968).
A estética Noir tem suas origens nos folhetins, no neorrealismo italiano, no realismo poético francês e no expressionismo alemão, além das narrativas pulps, e os filmes de gângsters dos anos 30. Parte dessa influência advém da chegada de imigrantes europeus fugidos da Guerra que trazem a técnica cinematográfica de seus países de origem e o sentimento da moral abalada e amargurada, além da Grande Depressão que desestabilizou a sociedade americana.
Na literatura, as Pulp Magazines (1896 a 1950), publicações baratas de ficção policial que originaram a escola hard boiled com histórias de detetives, em geral apresentam o anti-herói com vícios e linguagem rude, envolvido em trama confusa e personagens duvidosos. As obras naturalistas contribuiram para uma prosa cortante e diálogos mordazes. Entre os escritores que destacaram-se neste tipo de literatura e influenciaram o gênero podemos citar Dashiell Hammett, Raymond Chandler e James M. Cain, entre outros. (Mais detalhes no post sobre Pulp Magazines).
O Expressionismo alemão dos anos 20 inspirou a visão sombria da década de 40,
- principalmente por meio da iluminação e do ponto-de-vista subjetivo e psicológico - além do existencialismo e da psicologia de Freud, onde os personagens apresentam-se em aflição e envolvidos no pesadelo de suas neuroses. As características mais importantes do expressionismo são a iluminação em alto contraste claro-escuro com sombras pintadas, oponto de vista subjetivo e psicológico, o pessimismo, a interpretação exagerada, o clima de loucura e pesadelo, maquiagem carregada e os cenários com perspectivas retorcidas (este último muito destacado em O Gabinete do Dr. Caligari, de 1920).
Nosferatu (F.W. Murnau - 1922)
Os filmes de gângster, o realismo poético e o neorrealismo trouxeram elementos como crime, violência e ambiente urbano, o sentimento pessimista e a revelação dos fatos de acordo com a realidade. (Cada um será em breve descrito com maior detalhamento).
Scarface (Howard Hawks, Richard Rosson - 1932)
Nenhum comentário:
Postar um comentário