The Asphault Jungle - 1950
Brasil: O Segredo das Jóias | Portugal: Quando a Cidade Dorme
112 min - USA
Crime | Filme Noir | Drama
Diretor: John Huston
Estrelando: Sterling Hayden, Louis Calhern, Jean Hagen, Marilyn Moroe
Sinopse: O Dr.Riedenschneider, conhecido como Doc, é solto da prisão. Com um plano de roubo milionário de jóias, ele procura Cobb para financiamento. São contratados o arrombador Louis, o motorista Gus, o ladrão Dix e o advogado Emmerich como receptador. O roubo é efetuado mas Louis é baleado. Emmerich não tem condições de trocar as jóias por dinheiro e planeja se apoderar delas, com a ajuda de seu empregado Robert Bannom. Este, no momento da troca, é morto na troca de tiros com Dix, que é ferido. Emmerich é forçado por Dix e Doc a negociar com a companhia de seguros. Após a polícia encontrar o corpo de Bannom, todos os envolvidos no roubo acabam por serem descobertos ou mortos.
O diretor John Huston faz uma adaptação da obra de WR Burnett e cria este filme com primorosa narrativa, fazendo surgir o considerado assalto definitivo, tão perfeito que inspirou diversas releituras e homenagens por nomes não menos memoráveis como Kubrick (The Killing) e Jules Dassin (Rififi), ainda que quatro indicações ao Oscar não teve sua conclusão em premiar este trabalho.
The Asphaut Jungle inicia em um ambiente urbano sombrio e decadente, com ruas vazias onde apenas um solitário carro de polícia patrulha a área isolada. Pelo rádio, o policial ouve sobre um assalto no Hotel Paris por um suspeito "armado, homem alto, branco, vestindo um terno escuro e macio chapéu. " Curiosamente, um homem com tal descrição (Dix Handley) esconde-se atrás de um poste durante a passagem da patrulha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário