83 min - USA
Crime | Filme Noir
Diretor: Rouben Mamoulian
Estrelando: Gary Cooper, Sylvia Sidney, Paul Lukas
http://www.imdb.com/title/tt0021750/
City Streets é um dos primeiros filmes de gângsters, além de ser também a primeira história escrita para o cinema por Dashiell Hammett, sendo um recém-contrato pela Paramount.
Nan Cooley, filha do mafioso Pop Cooley, tem uma vida cheia de vantagens mantidos pelos negócios escusos envolvendo o mercado de bebidas, e vê-se apaixonada por The Kid um homem que ela conhece como "balconista" numa banca de tiros, a quem seu pai tenta convencer a entrar para a máfia a fim de ter condições de manter os luxos de sua menina, ainda que The Kid não pareça inicialmente interessado no assunto.
Nan é ingenuamente implicada em um assassinato que a levará à prisão, assumindo a culpa de um crime cometido por seu pai, e é a partir de então que percebe o perigo da máfia e descobre em seguida que The Kid resolve aceitar o convite a fim de ajudá-la, o que Nan percebe ao ver seu amado chegar para vê-la na prisão com um casaco de peles, mas quer fazê-lo mudar de ideia para que ambos vejam-se livres do crime organizado.
A situação encontra-se já fora de controle, uma vez que o mafioso (Maskal) que antes implicara Nan no assassinato quer agora matar seu amor, e o casal é acuado, até que Nan saca uma arma para salvar The Kid - neste momento já auto-denominado novo chefe da máfia - e tiram Maskal do negócio de cervejas, aniquilando seu poder.
O destaque para o filme está nos experimentos do diretor Rouben Mamoulian, usando uma série e efeitos visuais e sonoros que atribuem certa originalidade a produção.
É bom lembrar que trata-se de uma época em que Hollywood encontrava-se extasiada com a descoberta do som, mas Mamoulian parece ter mantido a atenção as imagens, conferindo a elas maior importância, como nas cenas iniciais com closes nas cenas, como os copos de cerveja enchendo-se da bebida, mostrando o negócio do mafioso e logo o rio, com o chapéu do que passou "desta para melhor".
O final deixa um pouco a desejar na atuação dos protagonistas, ainda que Sylvia Sidney esteja deslumbrante e Guy Kibbee faz muito bem o papel de um gângster aproveitador e parasita.
A primeira vista parece um filme pequeno, mas só pelas cenas com imagens sutis mas reveladoras sobre a situação vigente já vale o espetáculo para conhecer o trabalho de Mamoulian e sua forma de ver, para mim ainda muito mais voltada para o cinema mudo,
não contaminado ainda pela novidade tecnológica do som, atribuindo ao filme algo único.
A primeira vista parece um filme pequeno, mas só pelas cenas com imagens sutis mas reveladoras sobre a situação vigente já vale o espetáculo para conhecer o trabalho de Mamoulian e sua forma de ver, para mim ainda muito mais voltada para o cinema mudo,
não contaminado ainda pela novidade tecnológica do som, atribuindo ao filme algo único.
Ótimo Post, adoro Silvia Sidney,Deve ser um ótimo filme, mais um pra variar que não encontramos em loja alguma para comprar...
ResponderExcluirAbraços
Vc está certo, Jefferson. É complicadinho inclusive pra achar na internet. Só achei completo pelo Torrent. Mas vale o esforço. ;D
ResponderExcluirVerei com certeza. Cooper e Sidney são ótimos.
ResponderExcluirO Falcão Maltês