Mauri Lynn - The Big Night (1951)
Eu diria poder citar o jazz, bastante destacado em diversos filmes da época, com negros, em sua maioria músicos, participando do contexto do filme por meio do estilo musical como pano de fundo, lembrando ainda os astros que protagonizam as tramas em geral serem brancos, e o tema da escuridão estar ligado ao sentimento interno ou deslize moral do personagem.
Juano Hernandez - Young Man With a Horn (1950)
Mantendo a ideia do blog interessar-se por abrir espaço discussão, segue o link para que o leitor possa refletir a respeito. De minha parte, pretendo buscar alguns dos títulos ainda não assistidos para comentar em outra oportunidades aqui no blog.Acessem: http://filmsnoir.net/film_noir/race-and-film-noir-black-and-noir.html
Sandra, esse tema dá uma tese! Muito legal o seu post!
ResponderExcluirPois é, Luciana, concordo com vc. Tenho minhas dúvidas quanto ao posicionamento de Tony D'Ambra, justamente pela falta de protagonistas negros em boa parte dos filmes noir, porém creio que seria interessante fazer uma pesquisa mais aprofundada, prestando maior atenção a esses personagens.
ResponderExcluir