Out of Fog - 1941
85 min - Estados Unidos
Crime | Drama | Filme Noir
Diretor: Anatole Litvak
Estrelando: Ida Lupino, John Garfield, Thomas Mitchell
http://www.imdb.com/title/tt0033987/
Baseado em “The Gentle People” (1939) de Irwin Shaw, que esteve na Broadway como uma parábola anti-fascista, com o tema onde os mansos superavam os arrogantes e poderosos, chega ao cinema em uma releitura com diversas alterações em relação à peça teatral, mantendo porém a mensagem forte, muito bem conduzida pelo diretor Anatole Litvak.
Numa aldeia de pescadores no Brooklin, o gângster Harold Goff, um homem insolente e violento, tenta extorquir dinheiro dos pescadores Jonas Goodwin e Olaf Johnson em troca de sua proteção para que continuem a trabalhar em "paz". Aqueles que recusam-se a pagar, sofrem consequências, como um barco destruído ou uma surra pelo desacato.
Goff em certo momento coage os pescadores, forçando-os a assinar um contrato de empréstimo que os prende ainda mais a esse homem. Esse contrato livra inclusive Goff dos tribunais, o que aumentará sua ira em relação a Jonas, desejando vingar-se por sua audácia em levá-lo à polícia, reforçando ao pobre pescador que os fortes sobrevivem e os fracos perecerão. Percebendo a ineficácia da polícia e preocupado com o visível interesse que Goff tem pela filha de Jonas - Stella - os pescadores começam a pensar em resolver o caso com as próprias mãos, ainda que o destino resolva o caso por si mesmo.
Stella é a moça entediada e cheia de sonhos, que deseja uma vida melhor, cheia de glamour e extravagância, situação perfeita para Goff seduzir a boa moça porém volúvel, que decide trair a confiança e ensinamentos do pai, em busca da vida nova e excitante descrita pelo esperto e ardiloso personagem.
Descrevendo um pouco da atuação dos personagens, temos John Garfield (Goff) como o perverso mafioso que se propõe a destruir a vida de todos, a fim de ganhar a sua própria vida. Goff é um personagem vil, que nunca mostra sinais de arrependimento ou vulnerabilidade, agindo violentamente de acordo com o que acredita ser o melhor para garantir sua posição de poder sobre os demais.
Thomas Mitchell e John Qualen estão brilhantes estrelando como os dois veteranos que finalmente percebem que precisam tomar uma posição contra o homem que os reprime.
Ida Lupino está ótima no papel em que divide-se entre a filha dedicada a seu amor ao pai e a mulher que deseja uma vida melhor.
O filme é um noir literalmente escuro, com cenas noturnas na maior parte do tempo em meio ao nevoeiro, dando a sensação de vazio e certa claustrofobia (Boa parte das cenas inclusive, ocorrem no cais escuro em meio ao denso nevoeiro, o que intensifica essa sensação por boa parte do filme). A fotografia é incrível, mesmo que obviamente em cenas criadas em estúdio. E por fim, e não menos importante, trata-se de um noir muito bem dirigido por Anatole Litvak, merecendo ser colocado em nossa lista de bons filmes do gênero que o apreciador do mesmo não deve perder.
Preciso ver esse noir. Você teria como disponibilizar uma cópia, Sandrix?
ResponderExcluirO Falcão Maltês
Meu caro, procure pelo torrent, sempre se consegue uma boa cópia para assistir a esses filmes pouco comuns. ;D
ResponderExcluirQual o titulo desse filme em português? Existe um?
ResponderExcluirJefferson, até pesquisei mas não encontrei não. Pra dizer a verdade, só assisti a este filme pq consegui baixar no torrent, depois de algumas tentativas em vão.
ResponderExcluir