Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


domingo, 24 de julho de 2011

The Black Dahlia - Brian de Palma

The Black Dahlia
Dália Negra
121 min - 2006
Crime | Drama | Mystery
Germany | USA | France
Brian De Palma


http://www.imdb.com/title/tt0387877/

Como comentado no post anterior, o caso de Elizabeth Short, uma aspirante a atriz encontrada mutilada em 1947 e cuja história gerou curiosidade ao escritor James Elroy, levando-o a escrever uma de suas grandes obras, foi adaptada para o cinema pelo diretor Brian de Palma em 2006.


Trata-se do triller sobre dois policiais que vêem as suas vidas pessoal e profissional desmoronar na investigação do assassinato conhecido por "Dália Negra".


Em 1946, os ex-pugilistas Dwight "Bucky" Bleichert e Lee Blanchard são policiais em Los Angeles, e conseguem ser promovidos a detetives de homicídio, trabalhando juntos. Bucky se torna um grande amigo de Lee e sua namorada Kay Lake, formando um triângulo de amor. Quando o corpo da aspirante a atriz Elizabeth Short é encontrada mutilada, Lee fica obcecado para resolver o caso. Enquanto isso, Bucky investiga Madeleine Linscott, a filha de um construtor poderoso e rico que parece ter alguma relação com o caso - além de ver certa semelhança entre esta e a moça morta -, e envolvem-se sexualmente por sua obscessão a respeito do caso. Mas esta relação é certamente uma ação calculada de Madeleine que seduz o calmo e mais sensível detetive para acompanhar seus passos na investigação.



Bucky encontra em um celeiro um desenho de um homem com um sorriso desenhado na parede com sangue. É também a imagem que Madeleine tem na casa de seus pais, imagem semelhante no corpo mutilado da jovem em que gira toda a investigação, o que aumenta ainda mais as suspeitas de envolvimento por parte do detetive que resolve ir a fundo nas investigações para desvendar o enigma.

Madeleine é encontrada morta após a revelação de sua mãe quanto a culpa da filha no assassinato. Mas muito ainda está por ser revelado, em meio a corrupção e mentiras que participam cada vez mais intensamente no desenrolar dos acontecimentos.

Trata-se de um filme em cores, limitando-se ao preto e branco somente em algumas filmagens de Elizabeth Short, numa bela filmagem em meio ao ambiente arte deco. Aliás, o figurino e os cenários arte deco são os pontos altos do filme revelando detalhes da Los Angeles de 47.

Os detetives, o crime, as femme fatales, as traições, o ambiente sórdido de suspense, mentiras e corrupção. Tudo reunido para intensificar o ambiente noir na degradada Los Angeles no entremeio dos anos 40 e 50.



3 comentários:

  1. Muito bom o seu blog, Sandrix. Vou linká-lo ao meu.
    Cumprimentos cinéfilos!

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandrix!
    O filme pareceu-me interessantíssimo!
    achei curiosa e bonita a fotografia a cores, o estilo remete-nos mesmo aos anos 40.

    Adorável a proposta do teu blog, sou apaixonado pelo cinema noir e acredito que seja muito bem vindo poder conhecer outros trabalhos.

    Uma ótima semana prá ti; abraços

    ResponderExcluir
  3. Antonio, agradeço o contato e o link. Acabo de retribuir linkanddo aqui no blog. Podemos trocar informações sobre cinema, que é uma das minhas paixões.

    Renato, também gostei bastante do filme, ainda que, confesso, os contrastes em preto e branco e as construções ácidas do clássico noir de 40|50 me apaixonem mais. Fico feliz que o blog agrade, e convido a sempre que interesse, mantenham contato para trocarmos mais impressões. Até mais. ;D

    ResponderExcluir